A convite de Guimarães 2012, escritora Alice Vieira é a próxima figura pública que participa nas sessões de leitura de “Memórias do Cárcere”
Amanhã, sábado, dia 28 de Abril, 25 reclusos doEstabelecimento Prisional de Guimarães vão ouvir excertos da obra“Memórias de Cárcere” pela voz de Ruy de Carvalho. O actor é aprimeira personalidade que – a convite de Guimarães 2012 Capital Europeiada Cultura – vai participar nas sessões de leitura do projecto quehomenageia o 150º da obra que Camilo Castelo Branco escreveu na cadeia. A iniciativadecorre na prisão de Guimarães, às 16h00.
Esta é a nova fase do projecto “Memórias doCárcere” – organizado pela Câmara Municipal de Famalicão e pelaCasa de Camilo, no âmbito de Guimarães 2012 – que tem por objectivo dar aconhecer um pouco mais a obra aos reclusos. Esta etapa segue-se à visita à Casade Camilo, realizada no início desta semana e, durante a qual, tiveram aoportunidade de conhecer melhor o local onde morou o autor que esteve detido naCadeia da Relação do Porto por adultério. A próxima figura pública a lerexcertos da obra é Alice Vieira. A escritora marca presença no EstabelecimentoPrisional Guimarães na próxima sexta-feira, dia 4 de Maio.
O projecto “Memórias do Cárcere” – quedecorre até Novembro de 2012 – tem por objectivo o de permitir aosreclusos transformarem as suas experiências pessoais de vida em obra artística,à imagem do que fez o escritor português. Este processo é coordenado peloformador Miguel Horta. Os trabalhos vão ser compilados, dando origem a umlivro, que será lançado em Outubro. “Memórias do Cárcere” é tambémcomposto por uma vertente audiovisual, na qual os participantes vão gravar,montar e sonorizar um filme individual, experienciando todos os postos de umaverdadeira equipa de cinema. Esta fase vai ser documentada num filme de TiagoAfonso, apresentado em Novembro na Casa de Camilo.