A Associação de Desporto Universitário da Universidade Técnica de Lodz é a organizadora da 18ª edição do Campeonato do Mundo Universitário de Corta-Mato 2012. A cidade está localizada no centro da Polónia e é caracterizada pela indústria e multiculturalidade, acolhendo estudantes universitários de diferentes partes do Mundo no próximo sábado, dia 14 de abril.
A Federação Portuguesa de Atletismo e a FADU divulgaram, assim, a lista de seis atletas que correrão em Lodz, sendo que apenas no setor feminino haverá hipótese de pontuação por equipas.
Nos masculinos, Portugal irá representado por dois atletas, estreantes nesta competição: Daniel Gregório, (Universidade de Coimbra/AAC) e Ricardo Vale (Universidade Lusíada do Porto/AAULP).
Já em femininos, a delegação será composta por duas atletas que em 2010 já representaram Portugal no Canadá, Sónia Fernandes e Carla Salomé Rocha. A equipa será formada então por: Carla Salomé Rocha (Universidade do Porto), Sónia Fernandes (Instituto Politécnico do Porto), Bárbara Ferreira (Instituto Politécnico de Viana do Castelo, IPVC) e Catarina Gonçalves (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/AAUTAD).
A acompanhar esta seleção estará o técnico vizelense Rui Ferreira.
De salientar que no passado Portugal já arrecadou seis medalhas em Campeonatos do Mundo Universitário de Corta-Mato, cinco individuais e uma coletiva, tendo sido a mais recente medalha ganha por Sara Moreira em Kingston, no Canadá em 2010.
MEDALHAS NACIONAIS EM MUNDIAIS DE CORTA-MATO UNIVERSITÁRIO :
Poznan 1990 - Mónica Gama - Prata
Dijon 1992 - Vítor Almeida - Prata
Luton 1998 - Coletivo Masculino - Prata
Jena 2000 - Anália Rosa - Ouro
Santiago de Compostela 2002 - Inês Monteiro - Bronze
Kingston 2010 - Sara Moreira - Ouro