Encomenda de Guimarães 2012 reflecte amemória colectiva e a marca do escritor na aldeia vimaranense em que viveu durante mais de 30 anos
No próximo domingo, dia 22 de Abril, Guimarães 2012 estreia,no CAE São Mamede, às 21h30, o novo documentário de João Canijo, “RaulBrandão era um grande escritor…”. O realizador já confirmoupresença na apresentação do documentário. Esta obra, uma encomenda da CapitalEuropeia da Cultura, aborda a memória colectiva e, de modo específico, aslembranças que a população de Nespereira, Guimarães – aldeia onde RaulBrandão viveu mais de 30 anos –,tem do escritor.
Para este documentário – que conta com a produção daMidas Filmes –, o realizador entrevistou habitantes locais e familiaresde Raul Brandão, que relembram o escritor e explicam o que este representa paraeles. No filme é evidente a percepção de João Canijo sobre o conflito entredois tipos de memória existentes de Raul Brandão: a veneração, vivida pelosseus descendentes, e o desinteresse, sentida por parte da população.