do seu semelhante. A estátua, ainda na oficina a ultimar, é descerrada em Maio, nos 135 anos da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela.
A estátua de homenagem aos bombeiro será descerrada em Maio (a festa de aniversário estende-se por vários dias sendo o principal 13 de Maio) na rotunda próxima ao quartel.
Nesse sentido, o Município de Vizela procedeu à contratação da escultora Emília Lopes Catarino, sendo que a maquete (o seu autor já faleceu) para a estátua já foi objeto de escolha por parte dos Bombeiros de Vizela.
Uma estátua que vai custar à autarquia cerca de 42 mil euros. O PS votou a favor e a Coligação abasteve-se considerando que em tempos de crise este não era o momento apropriado para o cumprimento deste objectivo.
A estátua estava prometida há vários anos pela Autarquia, ainda no mandato de Francisco Ferreira, mas só subirá ao pedestal, ou à rotunda, este ano.
O presidente dos Bombeiros, João Ilídio Costa (foto), admite que a escultura possa originar várias correntes de opinião considerando importante que a mesma deixe interrogações todos os dias «como é próprio da grande arte».