Alunos do Colégio de Vizela em Madrid e Bruxelas

Alunos do Colégio Vizela de visita à capital espanholaSeguem-se visitas a Dublin, Oviedo e Londres.



Nos passados dias 21, 22 e 23 de março, os alunos do 8ºano do Colégio Vizela visitaram, à semelhança do ano letivo anterior, a capital do país vizinho, Madrid, no âmbito do Plano Anual de Atividades da disciplina de Espanhol.

Assim, alunos e professores partiram do Colégio Vizela no dia 21 de março, com destino à cidade de Salamanca, onde visitaram o interior da Catedral Nueva de Salamanca, bem como o centro histórico da cidade. Realizada a visita, o grupo de alunos e professores partiu com destino à cidade de Madrid, onde, no dia 22 de março, pode visitar o Estadio Santiago Bernabéu, o interior do Palácio Real, bem como outros lugares enigmáticos da cidade, como a Plaza Mayor, a Puerta del Sol e a Puerta de Alcalá. Após um passeio pela Gran Vía, o grupo usufruiu de um merecido descanso no Parque do Retiro. Para terminar um dia em cheio, depois do jantar, o grupo visitou o Templo de Debod e presenciou, de perto, a movida madrileña, através de um passeio pelo centro da cidade.

De regresso a casa, os alunos visitaram, no dia 23 de março, a cidade de Segovia, comunidade autónoma de Castela e Leão, declarada Património da Humanidade, cidade internacionalmente conhecida pelo seu aqueduto romano.

Mais uma vez, os alunos do Colégio Vizela demonstraram, ao longo de toda a visita, um saber estar e um sentido de responsabilidade, apanágios que, cada vez mais, são imagem de marca da instituição.

Bárbara Tavares
----------------

Aprender pelas ruas de Bruxelas

Alunos dos 5º e 6ºanos do Colégio Vizela viveram uma experiência de aprendizagem inesquecível, através de uma Viagem de 4 dias à cidade de Bruxelas, entre os dias 23 e 26 de março.
Desde o primeiro dia de aulas, do presente ano letivo, que os alunos do 2ºciclo, do Colégio Vizela, ansiavam por Visita Internacional, a Bruxelas, capital da Bélgica!
Semanas antes da partida, os alunos, divididos em pequenos grupos começaram a pesquisar os locais a visitar, tais como: o Atomium, a Mini-europa, o Centro da Banda Desenhada, o Museu dos instrumentos musicais, entre outros.
Na última assembleia de alunos, deste período, estes alunos partilharam com os restantes colegas a informação recolhida, assim como imagens e mapas da cidade de Bruxelas.
No dia da partida, na tarde de 23 de março, o ponto de encontro foi o Aeroporto Sá Carneiro. Após as despedidas, os alunos partiram rumo a uma experiência inesquecível! Estavam alegres, entusiasmados e com muita curiosidade em ver, tocar, sentir a tão conhecida cidade de Bruxelas.
O Atomium foi a primeira descoberta e após uma breve explicação daquilo que iriam observar, realizada pelo grupo de alunos responsável, entramos naquele edifício imponente e mágico, construído para a Expo58!...
De tarde, fizemos uma viagem apaixonante através da Europa, a poucos metros do Atomium, ficava a Mini-europa. Mais uma vez um grupo de alunos, realçou a qualidade excecional deste parque, onde cada monumento corresponde a um valor europeu. Por exemplo: a democracia tem a sua origem na Grécia (Acrópole) ou a tecnologia com a construção do Torre Eiffel, os aviões Airbus, o túnel sob o canal da mancha…Foi uma paixão descobrir o que os povos, regiões e países têm em comum e original.
No domingo, começamos o dia com a visita ao Centro de Banda Desenhada, o local de culto para amantes desta arte!! Na terra dos Smurfs e Tintin, descobrimos uma variedade de exposições, ilustradas com desenhos originais de banda desenhada e objetos exclusivos. O Tintim é a estrela do local onde não estão esquecidos o Lucky Luke nem os Smurfs. De seguida, caminhamos até ao parque, em frente à catedral mais antiga de Bruxelas, onde almoçamos e descansamos um pouco…
De tarde, visitamos o Museu dos Instrumentos Musicais, conhecido por “Le MIM”, fundado em 1899 e possui umas das coleções de instrumentos mais completas do mundo, da antiguidade até a atualidade. São aproximadamente sete mil instrumentos: de corda, tradicionais, mecânicos, etc. Além de poder escutar o som desses instrumentos, os alunos tiveram a possibilidade de conhecer o processo de fabricação de um violino ou um violão, através da reconstrução numa oficina.
O último dia foi dedicado a uma visita pelas ruas da cidade, observar as construções, as lojas de chocolate, a visita à Grand Place e a saborear as melhores waffles e batatas fritas do mundo!
E assim, os alunos foram observando, refletindo, pelas ruas e espaços de Bruxelas, sobre as semelhanças e diferenças da sua terra, do seu país. As diferenças culturais e linguísticas passam a ser um facto e não um obstáculo.
Cristina Fernandes




Depois de visitarem as cidades de Madrid e de Bruxelas no próximo período, haverá mais visitas internacionais…



Eis, o plano de 2012:



março:

Madrid – 8ºanos

Bruxelas – 5º e 6ºanos



maio:

Dublin – pré e 1ºciclo

Oviedo – 7ºanos


junho:

Londres – 9ºanos

---------------------
Carla Baptista
Diretora Pedagógica




Partilhar