Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira a mudança ocorrerá à 1.00 hora da manhã, com os relógios a adiantarem para as 2.00, enquanto nos Açores a alteração será feita à meia-noite de domingo, passando para a 1.00.
É uma norma europeia que obriga a que todos os países o façam e Portugal também o vai fazer", adiantou Rui Agostinho, acrescentando que esta decisão é estudada periodicamente.
"Há uma análise que é feita periodicamente na Europa sobre o impacto [que esta medida] tem sobre todas as atividades que são executadas na Europa, nomeadamente no turismo, indústria, comércio, agricultura", explicou.
Além de analisarem o impacto económico, os peritos estudam a forma como esta decisão interfere na vida das pessoas: "Se sentiram uma maior dificuldade devido à mudança da hora ou se não houve nenhuma mudança assinalável".
Esse estudo é executado e, posteriormente, a Comissão Europeia toma uma decisão de continuar a haver ou não esta mudança" do regime de inverno para o de verão.