"Coração Azul" faz balanço de meio ano

A Coração Azul – Associação Juvenil de Apoio aos Animais, fundada a 26 de Setembro de 2011, comemora hoje, dia 26 de Março de 2012, seis meses de atividade. Recorde-se que a associação foi fundada por um grupo de jovens que se juntaram com o objetivo de proteger e apoiar os inúmeros animais errantes que existem no concelho de Vizela.






Uma associação, sem fins lucrativos, que regozija-se neste meio ano de atividade por ter superado as espectativas iniciais e por ter sido tão bem recebida na comunidade. Ao todo a Coração Azul já cuidou de 58 animais, sendo que seis animais foram reencaminhados para os donos e em quatro animais apenas foi prestado apoio de divulgação. Destaque ainda para as duas queixas apresentadas à SEPNA - Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR por maus tratos a animais. Um trabalho árduo que tem recebido diversos elogios de vários quadrantes da sociedade mas também um trabalho de responsabilidade que obriga algumas vezes a informar as pessoas que a Coração Azul está limitada aos abrigos que dispõe e aos orçamentos que generosamente as pessoas vão contribuindo.

Se o trabalho junto dos animais tem sido muito gratificante para todos os elementos da associação juvenil, também as atividades na sociedade tem gerado diversos momentos de contentamento.

A apresentação pública da associação, as entrevistas nos jornais, a colaboração no Kapacitação 2012, no Batismo de Voo, a tomada de posse no Concelho Municipal da Juventude e a organização do I Concurso Literário “Coração Azul” tem disseminado os “corações azuis” por todo o lado. E hoje é com grande satisfação que os membros vêm as crianças e os adultos a associar o nome “Coração Azul” à sua causa. Mas, se as atividade em cima elencadas foram alvo de destaque, também não fica de lado o apoio prestado ao Banco Alimentar de Vizela, às animações de natal da ACIV, a abertura do Espaço Jovem de Vizela ao sábado de manhã, a promoção do Dia Mundial dos Direitos dos Animais e a mais recente atividade o “Limpar Portugal 2012”. Muitas ações que foram desenvolvidas tendo também por base a união e a partilha de esforços com outras associações vizelenses.

Quanto ao futuro, a Coração Azul prevê cimentar ainda mais o seu campo de ação e incutir às pessoas a necessidade de proteger e cuidar os animais. As vacinações, a colocação do chip e as castrações são de extrema importância para um controlo da população animal e para uma proteção eficaz da saúde pública.
A Associação Juvenil deixa ainda o desafio à população para ter um coração azul dentro de si!




Partilhar