Na iniciativa participaram equipas de cinco elementos dos Corpos de Bombeiros Voluntários de Braga, Vizela, Fafe, Famalicão e Cabeceiras. Os formadores, de várias proveniências (Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga (CDOS); Corpos de Bombeiros; Autoridade Florestal Nacional, (AFN); Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade,(ICNB); GIPS-GNR; Gabinete Técnico Florestal de Vila Verde), participaram nesta atividade nos seus tempos livres e de forma gratuita.
Com esta formação pretendeu-se dotar os formandos de competências e amplos conhecimentos do comportamento do fogo e do incêndio, incidindo a sua formação de forma mais intensa na vertente prática, de forma a formarem uma equipa de intervenção especializada no combate a incêndios florestais, em cenários de grande complexidade.
A componente prática contemplou sessões diurnas e noturnas em contexto real de uso de fogo, enquadrado por elementos do Comando Distrital e de comando dos corpos de bombeiros e técnicos credenciados no uso de fogo.
Para isso, os formandos tiveram 40 horas de formação teórica e 130 horas de formação prática.
TEÓRICA
Unidades de Formação
Horas
Protocolo de Equipa
1
Organização do Teatro de Operações
1
POSIT/Procedimentos de Comunicação Rádio
1
Preservação de Vestígios
1
Combustíveis – Tipo e Comportamento
2
Princípio de Análise
1
Alienação de Forças
1
Comportamento do Incêndio Florestal
2
Tipos de Ferramentas e sua Utilização
2
Procedimentos de Segurança com Ferramentas
2
Abertura de Faixas
2
Manutenção de Equipamento
2
Procedimentos de Segurança
2
Meios Aéreos
1
Fire-shelter
1
Operações de Veículos
1
Conceitos
2
Meios de Extinção Terrestres
2
Meios de Extinção Aéreos
1
Métodos e Tácticas
2
Operações de Rescaldo
1
Leitura de Cartas Militares
2
GPS
2
Orientação
3
Avaliação
2
Total
40
Prática
Unidades de Formação
Horas
Procedimentos de Segurança
130
Prática e Segurança na Operação com Equipamentos
Provas de Orientação
Abertura de Faixas
Manobras de Combate e Extinção
Manobras de Rescaldo e Vigilância
Manutenção de Equipamentos
Preparação Física
Total
130
A formação decorreu sem custos. Tanto o tempo investido na formação, como as deslocações e alimentação ficaram a cargo de cada um dos Corpos de Bombeiros e/ou do próprio elemento, já que as deslocações eram feitas nos veículos dos Corpos de Bombeiros ou da entidade a que pertenciam, no caso dos formadores.
Agradecimento especial ao Eng. António Vivas (AFN), que para além de formador, coordenou toda a ação na sua componente prática.
O encerramento da formação decorreu no passado dia 04 de Fevereiro com o dia preenchido com a Formação Prática, onde participaram as cinco equipas (09:30 – 18:00).
Posteriormente decorreu a sessão de encerramento com a entrega de certificados aos formandos e formadores no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Verde.
Estiveram presentes na sessão, para além do Comandante Operacional Distrital de Braga, Sr. Hercílio Campos enquanto promotor desta iniciativa, o Vereador com o pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Rosas, o Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, Comdt. António Marinho e o Chefe da Divisão de Protecção Civil, Eng. Paulo Pereira.
O Comandante Operacional Distrital de Braga, agradeceu a todos quantos tornaram possível a realização desta formação, nomeadamente a todos os formadores, como também aos formandos pela entrega ao longo de todo o período formativo, bem como à Câmara Municipal de Vila Verde e ao Ex-Governador Civil de Braga, Dr. Fernando Moniz que nessa qualidade deu um importante incentivo a esta formação na aquisição de todo o equipamento e ferramentas de suporte à atividade destas equipas.”