Declaração de voto da Coligação “Por Vizela” referente ao ponto 2.7. da Ordem de Trabalhos da Reunião Ordinária n.º 58 da CMV, realizada no dia 26/02/2012:
Proposta de atribuição de apoio financeiro à Associação para a Integração e Reabilitação Social das Crianças e Jovens Deficientes
A Coligação apoia este projecto, gosta deste projecto e vincula o Executivo PS ao cumprimento integral das responsabilidades assumidas neste protocolo.
E prometemos que tudo faremos para ajudar a AIREV e o seu Presidente na resolução dos seus problemas.
Em face do exposto votaremos a FAVOR esta proposta.
Os Vereadores da CMV, eleitos pela Coligação PSD/CDS.PP “Por Vizela”.
Vizela, 26 de Janeiro de 2012.
--------------------------------------
Declaração de voto da Coligação “Por Vizela” referente ao ponto 2.4. da Ordem de Trabalhos da Reunião Ordinária n.º 58 da CMV, realizada no dia 26/02/2012:
Proposta de estátua de homenagem aos bombeiros
Relativamente à proposta em análise a Coligação “Por Vizela” destaca, em primeiro lugar, o altruísmo, o sacrifício e a dedicação da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela (RAHBVV) à nossa causa.
Ao longo da sua história centenária, faz 135 anos no próximo mês de Maio, a RAHBVV mereceu o reconhecimento dos Vizelenses, e é hoje, por mérito próprio, uma das associações mais acarinhadas do concelho.
Posto isto, resulta claro que consideramos esta homenagem justa e que só peca por tardia.
No entanto, temos que sinalizar a nossa preocupação relativamente à gestão do Executivo PS.
Este Executivo, resultado de uma gestão ruinosa, acumula uma dívida à RAHBVV já vencida de valores elevados e que cria dificuldades à tesouraria da instituição.
Portanto, não podemos ser coniventes com este modelo e filosofia de gestão do PS/Vizela, que continua a assumir compromissos sem o minímo de sustentabilidade.
Em detrimento de gastar mais €40.000 numa estátua, que é justa e merecida como já referimos, propomos que o Executivo PS transfira esta verba para a RAHBVV e pague uma parte da dívida que está vencida e que faz seguramente muita falta aos seus cofres.
Nesta fase, a prioridade terá que ser o pagamento dos compromissos já assumidos e vencidos.
Em face do exposto, o nosso sentido de voto será a ABSTENÇÃO.
Os Vereadores da CMV, eleitos pela Coligação PSD/CDS.PP “Por Vizela”.
Vizela, 26 de Janeiro de 2012.
-----------------------------------------------------------------------------------
Declaração de voto da Coligação “Por Vizela” referente ao ponto 2.6. da Ordem de Trabalhos da Reunião Ordinária n.º 58 da CMV, realizada no dia 26/02/2012:
Proposta de contrato de avença, pelo período de três anos, com dois assistentes operacionais
Relativamente a esta proposta e até por uma questão de transparência o Executivo PS devia apresentar os dados todos. Devia dizer quem são os trabalhadores que pretende contratar, se estes já faziam parte da Câmara e quais são em concreto as suas futuras funções.
Por outro lado, o Executivo PS continua numa lógica de fintar a lei com a conivência de quem manda. Uma vez que não pode contratar mais ninguém pelo facto de ter atingido o limite máximo de funcionários, contrata por avença.
Ou seja, está a utilizar um expediente para contornar a lei.
Este é apenas mais um exemplo do tipo de gestão que temos em Vizela da coisa pública e na qual não nos revemos.
O Executivo PS devia rentabilizar ao máximo os empregados que tem, retirando o máximo proveito deles, ao invés, de continuar a contratar.
O caminho não é este e assim a despesa corrente continuará a aumentar prejudicando gravemente a capacidade de investimento da Munícipio.
Em face do exposto votaremos CONTRA esta proposta.
Os Vereadores da CMV, eleitos pela Coligação PSD/CDS.PP “Por Vizela”.
Vizela, 26 de Janeiro de 2012.
------------------------------------------------------------------------