Carta de Odete Almeida aos seus ex-alunos

Professora aposentada foi homenageada em Julho pelos seus ex-alunos aquem agrece numa bela carta.



AGRADECIMENTO
Disseram-me:
- Menina, prepara-te. Os teus alunos querem homenagear-te.
E ficou tudo dito!
Se a avisadora tivesse olhado de frente para mim teria reparado no rubor das minhas faces e nas lágrimas que enchiam os meus olhos.
Foi reconfortante sentir que apesar das minhas imperfeições, tantas, um grupo de alunos se preparava para me proporcionar um dia inesquecível. E foi lindo o que vivi nesse dia 2 de Julho de 2011, em Vizela, minha querida terra natal! Impossível dar-vos conta da alegria sentida quando me deparei com homens e mulheres de cabelos brancos, mais brancos que os meus, alguns já avós, e que me abraçavam com tanta amizade e ternura. Nesse dia e nos dias seguintes, recebi dezenas de mensagens que alunos que por motivos profissionais, de doença, de distância, não puderam estar presentes, como gostariam, Um abraço para vós.
A começar pelo dia, que estava esplendoroso, correu tudo às mil maravilhas: a visita à minha primeira escola de Vizela, onde as boas vindas foram dadas por uma das mais promissoras alunas do Patronato, a Márcia Castro; as palavras breves, mas emotivas, da Eduarda; as recordações trazidas pela colega Georgina Mendonça; os elogios, meu deus, dos Arlindo Santos e Ribeiro; os jogos de futebol, na Lameira, relatados pelo Zé Manel Couto; o lindo poema da Rosinha … e deixem-me terminar saudando todos, mas especialmente o Tó Zé, que ali mesmo mostrou a sua veia poética. Muito obrigado pelas vossas bonitas palavras.
Quanto ao meu livro, quero dizer-vos que me envaideceu e me deu vontade de condecorar a Eduarda. Há mais de vinte anos me gritava: Escreve um livro!
Eu ria-me. Pensava que era ela a reinar. Mas … não é que ele apareceu? Obrigada amiga. Já escrevi um livro, plantei uma árvore. E os filhos? Sois todos vós!
Quero finalizar agradecendo àqueles que mais se movimentaram para que esta FESTA fosse o sucesso que foi: Eduarda, Márcia, Eduardo Meira, Arlindo Ribeiro, Arlindo Santos. Muito obrigado aos párocos da região, à Rádio Vizela, aos dois jornais da cidade, aos colegas presentes, aos amigos e à minha família.
Seria ingrata se não mencionasse o restaurante Aguilhão que, para além de nos ter recebido bem, está situado num lugar magnífico, rodeado de vegetação e com Vizela diante dos nossos olhos enamorados.
MUITO OBRIGADO. JAMAIS VOS ESQUECEREI.
Odete Almeida


Partilhar