Tagilde batizou seu grupo folcórico no sábado

No sábado, teve lugar o Batismo do Grupo Folclórico de Tagilde, da Associação Cultural e Recreativa de S. Salvador de Tagilde (ACRSST), um ritual habitual no folclore. (Na foto superior, à direita, Paula Lima, presidente da Junta de Tagilde e principal responsável pela fundação do Grupo Folclórico daquela freguesia e na foto de baixo, os padrinhos do grupo, Fernando da Costa Vieira, ex-presidente do FC Vizela e doador dos terrenos do estádio deste clube, e sua esposa Agostinha Ribeiro).








Esta festa começou pelas 11h00 com a cerimónia religiosa, onde para além dos elementos do Grupo Folclórico de Tagilde, estiveram presentes o Rancho Folclórico Rosas de S. Miguel de Vilarinho (grupo que apadrinhou o grupo local), os padrinhos Fernando Vieira e Agostinha Ribeiro, representantes da Câmara Municipal de Vizela, da Junta de Freguesia de Tagilde e de várias associações locais, bem como, sócios, apoiantes e simpatizantes do grupo.
A missa foi cantada pelo Grupo Folclórico de Tagilde e celebrada pelo Padre Cândido Magalhães que benzeu todos os instrumentos do grupo, a bandeira e todos os seus elementos. No fim desta cerimónia, houve o tradicional samagaio e os dois grupos congratularam todos os presentes com as danças e cantares no adro da igreja (revivendo assim as tradições perdidas no tempo). Seguiu-se um almoço-convívio na Quinta do S. Bento, onde estiveram presentes cerca de 160 convidados.

Foi apresentado um filme com a história da criação do Grupo Folclórico de Tagilde. A Presidente da Direção Dra. Paula Lima, agradeceu a presença de todos os convidados, lembrou que o Grupo Folclórico de Tagilde nasceu do empenho e dedicação de todos os seus elementos. Ofereceu uma recordação da Festa do Batismo à Câmara Municipal de Vizela, à Junta de Freguesia de Tagilde, ao Rancho Folclórico Rosas de S. Miguel de Vilarinho e aos padrinhos do Grupo Folclórico de Tagilde.

A Assembleia-Geral da Associação Cultural e Recreativa de S. Salvador de Tagilde (ACRSST), associação à qual o Grupo Folclórico de Tagilde pertence, prestou uma homenagem à Presidente Dra. Paula Lima, pelo esforço e dedicação com que sempre trabalhou e se esforçou por tornar o nosso projeto uma realidade, referindo que “Quando o Homem sonha…, neste caso quando a Mulher sonha, a obra aparece”, e do sonho desta pequena, mas grande mulher, nasceu o Grupo Folclórico de Tagilde. Lembraram ainda, que mesmo num momento delicado da sua vida, estava grávida e foi mãe, nunca abandonou o nosso projeto.
Seguiu-se a atuação dos Grupos Folclóricos presentes.
Para concluir, Paula Lima disse que “O Grupo Folclórico de Tagilde é e será, hoje e sempre, o mensageiro da nossa Comunidade e da nossa Terra”.





Partilhar