Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda continua a assumir e a afirmar que a melhor solução para as Termas de Vizela passa pela criação de uma Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada, mas isto não acontece porque o actual executivo da Câmara Municipal não aceita propostas da Oposição.
Para que tal seja uma realidade o Bloco de Esquerda de Vizela vai levar à próxima Assembleia Municipal uma recomendação no sentido da criação da Cooperativa para a gestão das Termas de Vizela.
Só porque a ideia é do Bloco de Esquerda de Vizela já não se cria uma Cooperativa onde todos os vizelenses possam participar) para gerir as Termas de Vizela. Vários pequenos accionistas da C.B. de Vizela concordam com a ideia e estão dispostos a transformar as acções da Companhia de banhos de Vizela em acções da Cooperativa que vai gerir as Termas de Vizela, centenas de cidadãos vizelenses e dezenas de comerciantes concordam com a cooperativa, só este executivo é que não e teima em entregar o maior bem de todos os vizelenses a um privado.
O Grupo Tesal ou outro Grupo ou empresa podem participar na cooperativa pois não existe nenhum entrave legal a isso. Só esta Câmara Municipal é que não quer.
Recomendação:
É urgente a criação de uma Cooperativa de Interesse Publico para a gestão das Termas de Vizela. Assente nas Termas, no produto turístico de Vizela, e no campo de saúde e bem-estar esta Cooperativa deve albergar todas as iniciativas turísticas locais e criar dinâmicas de emprego.
Gerir e desenvolver o património turístico local sem enjeitar uma participação pelas condições naturais e históricas na área da saúde e bem-estar de forma a procura servir os vizelenses e todos aqueles que nos visitam, bem como conseguir cativar turistas com propostas de qualidade.
A economia local tem-se ressentido do encerramento é urgente fazer ressurgir o negócio do arrendamento de "quartos", o Hotel tem de ter ocupação e os cafés e restaurantes e o comércio local têm de beneficiar desta dinâmica.
Sempre foi esta a posição da Comissão Concelhia do Bloco de Esquerda de Vizela que vem desta forma lembrar que, enquanto há tempo, as Termas de Vizela devem ser geridas pelos vizelenses .
O principal accionista da Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada, com cerca de 51 % do Capital Social, seria a Câmara Municipal de Vizela enquanto instituição que lidera, gere e regula o processo de criação da Cooperativa. No entanto na estrutura accionista desta pessoa colectiva, podemos ainda solicitar a outras instituições de relevo - ENATUR, Paroquias, Futebol Clube de Vizela, Vizela Golfe etc… para representarem a Cooperativa sendo-lhes atribuído cerca de 1%, sendo que o restante capital social seria pertença de diversos particulares vizelenses e empresas privadas que queiram participar no capital social da referida Cooperativa.
O Bloco de Esquerda de Vizela