Em resultado da necessidade de procedermos à terceira grande revisão do equipamento, o Teleférico de Guimarães estará encerrado de 3 de Outubro a 30 de Novembro.
De facto, a dimensão da intervenção, que será realizada por uma empresa francesa especializada neste tipo de manutenções com o apoio da equipa técnica da Turipenha, inviabiliza qualquer possibilidade de manter em funcionamento o Teleférico: serão verificados todos os elementos que constituem a linha, o que obrigará uma operação de alguma complexidade, implicando a utilização, entre outros equipamentos, de um helicóptero que auxiliará na desmontagem e montagem, no topo dos pilares, de parte do mecanismo (balaciers) e o transportará de e para uma oficina temporária, onde será revisto e substituída toda a instalação eléctrica de segurança da linha.
Para além destes trabalhos aproveitaremos para proceder à substituição das rampas de embraiagem e desembraiagem das pinças e revisão geral ao motor principal e ao sistema de travão electromecânico.
No total, estimámos que os custos desta operação, essencial para que o Teleférico continue a operar em condições de absoluta segurança, ascendam aos €220.000,00.
------------
Miguel Sousa