Hoje, Sábado dia 29 de Outubro de 2011, reuniu a Assembleia Diocesana da LOC/MTC, órgão máximo de decisão do movimento na Diocese, que reúne uma vez por ano.
A Assembleia decorreu no Salão Paroquial da Vila de Ronfe, Concelho de Guimarães, das 9 às 18.30 Horas.
Da reflexão e partilha realizada, sublinhamos a grande preocupação dos militantes sobre a realidade dos trabalhadores que hoje se vive, a precariedade de vida e do trabalho e o desemprego na nossa Diocese, no País e no Mundo.
Não aceitamos e reclamamos dos cortes nos direitos dos trabalhadores que são os menos culpados da situação que hoje se vive.
Não aceitamos e lutaremos contra o aumento dos horários de trabalho.
Não aceitamos e denunciamos os cortes cegos na saúde e o aumento das dificuldades no acesso aos serviços médicos e o custo dos medicamento.
Nós queremos perceber melhor porque chegamos a esta situação e encontrar respostas para os problemas que temos que enfrentar e nessa busca queremos aumentar a nossa capacidade de denúncia das situações de injustiça e de anúncio dos valores que como Cristãos defendemos e procuramos praticar.
Definimos no Plano de Acção aprovado, organizar umas “Semanas temáticas” durante este ano social, sobre os assuntos atrás mencionados, para que o movimento LOC/MTC da Diocese de Braga, no seu conjunto, procure partilhar com a sociedade e em especial com os trabalhadores, suas preocupações e esperanças.
Tivemos nesta assembleia a discussão e aprovação dos diversos documentos da orgânica do movimento, relatório de actividades e de contas, orçamento, plano de actividades, etc…
Estas discussões demonstram a liberdade e a cidadania praticada pelo movimento LOC/MTC, motivando os seus militantes para a participação e a abertura aos outros.
Terminamos com a Celebração da Eucaristia, espaço de testemunho e compromisso para o trabalho que nos espera no futuro.
----------------------------------------
Braga, 29 de Outubro de 2011-10-29
Isabel Pereira e António Montes