Hotel Rural Alves turismo de qualidade com história

Localizado numa freguesia tipicamente rural do concelho de Braga – S. Vicente de Penso -, o Hotel Rural Alves é hoje o exemplo acabado de como é possível preservar a história, as tradições e o património e conjugar essa identidade com o turismo de qualidade, disponibilizando condições atractivas num equipamento perfeitamente dotado de infra-estruturas que respondem às exigências do mercado nesta área.




Localizado numa freguesia tipicamente rural do concelho de Braga – S. Vicente de Penso -, o Hotel Rural Alves é hoje o exemplo acabado de como é possível preservar a história, as tradições e o património e conjugar essa identidade com o turismo de qualidade, disponibilizando condições atractivas num equipamento perfeitamente dotado de infra-estruturas que respondem às exigências do mercado nesta área.
Celeste e Emília Alves são as duas irmãs que um dia decidiram aplicar os seus conhecimento do curso de Engenharia e Gestão Industrial e aplicá-los na hotelaria.

Assim começou a tornar-se realidade o desejo de recuperar e conservar esta casa rural do séc. XVIII, que apresenta características arquitectónicas populares bem acentuadas. Inventariada pelo Plano Director Municipal de Braga como Património Cultural e Arquitectónico, o edifício foi preservado, dignificado e revitalizado, tornando o conjunto mais acolhedor, com enquadramentos adequados de forma a interessar e sensibilizar os turistas, tendo como finalidade um bom acolhimento e dar a conhecer a quem procura este tipo de unidade a cultura e a história da região.
É possível encontrar neste empreendimento todas as comodidades necessárias, ao nível de infra-estruturas e equipamentos, reunindo as melhores condições para proporcionar um ambiente pautado pelos mais elevados padrões de qualidade, eficiência e conforto.

O Hotel Rural Alves oferece dez quartos duplos com WC privativo (dos quais seis dispõem de banheira de hidromassagem/jacuzzi), ar condicionado, televisão, música, secador de cabelo e telefone; restaurante regional com capacidade para 200 pessoas; sala de pequenos-almoços/restaurante com capacidade 24 pessoas; salão polivalente para eventos, também para 200 pessoas; três bares; sala de jogos; sala de cinema; sala de estar/TV; cozinha industrial/regional; piscina; parque coberto e privativo com capacidade dez automóveis destinados a turistas; parque descoberto; duas eiras; dois espigueiros; uma mina; dois jardins.

Até há pouco mais de dois anos, o Hotel Rural Alves era conhecido por “Casa dos Alves”, um imóvel registado pela primeira vez em 1881 por um descendente e patriarca da família - João Baptista Alves - que sempre arou, semeou, plantou e colheu nas suas terras os frutos que lhe provinham da ajuda dos jornaleiros e alfaias agrícolas. A família Alves fez ressurgir este imóvel das trevas – Celeste e Emília Alves fazem questão de afirmar que “os jovens são generosos, querem chegar às raízes e revivê-las, de modo que esta nova geração olha, reflecte, medita, estuda, investiga e, isoladamente, vê a obra do homem do passado”. Lembram que a “Casa dos Alves” era “modesta, mas sóbria, com os cómodos necessários, sinónimo de feitor”, uma “casa intermédia, sem brasão, mas de habitantes nobres”, que “assenhoravam” à sua volta as casas de lavrador proprietário, comum a todas casas do concelho e até da província do Minho. Era, assim, uma parte para habitação mais ou menos rica e outra para animais e alfaias agrícolas (havia o lagar, a prensa, a adega, a eira, o espigueiro, o celeiro, um pomar, duas cozinhas tradicionais com enormes mesas convencionais. “Hoje, estamos perante uma unidade hoteleira diferente, com elevado padrão de qualidade, situada no meio de um conjunto de campos verdejantes e montes senhoriais”, afirmam celeste e Emília Alves.

Apenas a uma pequena viagem de carro desde o centro de Braga, o Hotel Rural Alves está implantado numa área campestre e foi decorado em harmonia com a sua envolvente. Constituído com pedra local e lindos chãos em madeira, a unidade proporciona aos seus hóspedes um retiro acolhedor da vida quotidiana. Com um pequeno número de quartos, é ideal para uma fuga romântica ou um retiro familiar.

A conjugação da vertente da hotelaria com a da restauração e da organização de eventos “é outra das metas que queremos atingir e que está a ser alcançada de uma forma gradual e sustentada, através de iniciativas de vária natureza em que mantemos o acentuado cariz da ruralidade de excelência e ao mesmo tempo abrimos as portas a um turismo que é cada vez mais procurado e que elevamos aos mais altos patamares de qualidade”, salientam Celeste e Emília Alves.

Situado, como se referiu, em S. Vicente de Penso, no concelho de Braga, o Hotel Rural Alves pode ser contactado através dos telefones 253269435 ou 253 269 436, pelo telemóvel 931765498, pelo fax 253 269 437, através do email info@hotelalves.com ou consultando a página de internet em www.hotelalves.com



Partilhar