Na cerimónia será ainda efectuada uma evocação à data do 5 de Agosto, com o descerramento de uma placa alusiva à efeméride.
Esta obra traduz-se numa intervenção efectuada na margem esquerda do Rio Vizela, situada na extensão delimitada entre a Travessa do Mourisco e a Ribeira de Sá, Freguesia de S. João e é composta por uma ciclovia, um circuito pedonal, uma área verde e uma área de lazer fluvial.
A Ciclovia traduz-se na criação de um circuito, desde o Mourisco até à Ribeira da Sá, que se estende ao longo da área verde, criando um corredor independente para bicicletas, com uma largura de 2,40m, permitindo a circulação de bicicletas nos dois sentidos.
O Circuito Pedonal diz respeito a um percurso pedonal de fruição, ao longo da margem do Rio Vizela, que, juntamente com a futura ponte do Mourisco e com a actual ponte da Cascalheira, permitirá a complementação das duas margens do rio.
A Marginal Ribeirinha integra, ainda, uma vasta zona verde, ao longo da extensão da intervenção, para uso lúdico da sociedade civil.
A Área de Lazer Fluvial situa-se junto à Ilha da Cascalheira, do lado esquerdo do rio, uma área de areal com cerca de 3000 m2.