Alunos vizelenses de Paris a Londres em seis dias

Mais um ano lectivo passado e mais uma visita de estudo com laivos de viagem de final de ano lectivo que se concretizou. Na verdade, do dia 8 a 13 de Julho, alunos de todos os anos de escolaridade do terceiro ciclo e secundário da Escola Básica e Secundaria de Vizela participaram na visita de estudo a Paris e Londres.



Conforme tem vindo a ser hábito na escola acima referida, no final do ano lectivo, as professoras que dinamizam o Clube «Abrir Horizontes», a saber: Adelina Almeida, Ana Paula Soares e Paula Mendes, levaram a cabo a concretização do projecto final do clube. Assim, desta feita, a escolha do destino da visita recaiu em duas capitais: Paris e Londres. Tudo começou no dia 8 de Julho, pelas 5.30 horas da manhã, hora da partida da escola, rumo ao aeroporto do Porto onde apanhamos o voo directo para Paris. Como o tempo é precioso, logo após o almoço, fizemos um city-tour pela cidade parisiense, acabando com a subida ao segundo andar da Tour Eiffel. Já com o jantar aviado, o bateau-mouche esperava-nos para um lindíssimo passeio pelo rio Sena. No dia seguinte, bem cedo, pois a Disney nos esperava, rumamos até ao mundo encantador e encantado da fantasia onde o dia passou de uma forma muito célere. Mas o dia não terminaria, sem antes conhecermos um dos bairros típicos parisienses: o Quartier Latin, com as suas esplanadas, cafés, brasseries e bares sempre repletos de pessoas. Mais um dia despontava e novas surpresas nos aguardavam e nada melhor para começar o dia do que os Jardins do Luxemburgo, com a sua beleza e silêncio, como que a preparar o espírito para a longa jornada de monumentos e ruas monumentais que teríamos de percorrer: Catedral de Notre-Dame, Centre Georges Pompidou, museu do Louvre, Câmara Municipal, Sacré-Coeur, Place du Tertre, Montmartre, Pigalle com o seu famoso Moulin Rouge… O dia era já de despedida, por isso logo pela manhã rumamos até à Gare du Nord para apanharmos o TGV que nos levaria a Londres.

A visita pela capital inglesa iniciou-se com um surpreendente city-tour, sempre à esquerda, pois desde logo nos apercebemos desse facto, já que a entrada na camioneta não se efectuou pelo mesmo lado a que estamos habituados. De seguida, com a tarde já a cair, vimos Londres através do rio Tamisa, pois fizemos a visita de barco, não sem antes termos visitado algumas zonas típicas, como Covent Garden, a doca de Saint Katherine’s, a Torre e Ponte de Londres.A noite foi de emoção e muita animação, quando calcorreamos a zona de Leicester Square e do Picadilly Circus onde as luzes e o movimento nos deixam estonteados. No dia seguinte, também bem cedo, uma vez que Londres ainda escondia muitos segredos, como o Palácio de Buckingam e o célebre render da guarda, saímos do hotel que ficava perto do estádio de Wembley.

Nesta manhã, para além das visitas já enunciadas, ainda passamos nos portões de Downing Street e pelo famoso Hyde Park. Durante a tarde, a zona visitada foi Comvent Street onde as compras imperaram, seguindo-se o museu Madame Tussaud’s, o distinto museu da cera. Antes do cair da noite, ainda houve a oportunidade para umas compras na Oxford street, pois o dia seguinte era de despedida. Deste modo, no dia 13, último dia de viagem, e a queimar as últimas horas em Londres, o tempo ainda foi de visita ao tão afamado Museu Britânico, onde se encontra uma colecção de arte egípcia e grega indescritível. Logo após o almoço, o regresso impunha-se e o avião lá nos esperava para nos trazer de volta ao nosso país.

Desta viagem, como e óbvio, ficam as recordações, mas também a experiência, a aprendizagem, o confronto com diversas culturas, o saber estar … e tanto mais que nunca será possível expressar em palavras. Agora, só nos resta pensar que, tal como diz o nosso grande poeta, Fernando Pessoa, «tudo vale a pena se a alma não é pequena». Para nós, professoras organizadoras, isto é que conta, pois abrir horizontes junto dos adolescentes e jovens desta era é um desafio cada vez maior.
As professoras organizadoras


Partilhar