A actuação do Grupo Folclórico de Tagilde da Associação Cultural e Recreativa de S. Salvador de Tagilde (ACRSST) foi um sucesso, tendo movido muitas pessoas, que apesar das elevadas temperaturas, não quiseram deixar de ver e acarinhar este novo grupo. É de realçar que a Comissão de Festas de S. Gonçalo também não quis deixar passar, este momento em claro, tendo por isso oferecido a primeira fita para embelezar a bandeira do grupo.
Apesar do grupo ser novo, muitas pessoas ficaram surpreendidas com a qualidade e trabalho demonstrado pelo grupo. É de salientar que o Grupo Folclórico de Tagilde é Sócio Aderente da Federação do Folclore Português, estando a ser acompanhado pelo Conselho Técnico de Entre Douro e Minho, região à qual o grupo pertence, no sentido de dignificar com elevação e rigor as tradições etno-folclóricas da Freguesia de Tagilde e do Concelho de Vizela.
"Este grupo pretende ser, hoje e sempre, o mensageiro da nossa Comunidade e da nossa Terra, fazendo a ponte entre o passado, o presente e o futuro" - revelou a presidente da autarquia, Paula Lima.