Nos dias 30 e 31 de Maio, realizou-se mais uma Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República em Lisboa, desta vez com a presença da Escola Secundária de Caldas de Vizela. Uma experiência inesquecível
Após muito trabalho e um grande esforço dos jovens deputados na preparação da sessão escolar e também da sessão distrital, eis que é chegado o grande dia. Então, por volta das 6.40h do dia 30, os deputados da Escola Secundária de Vizela, Mário Pimenta e Adriana Torres, acompanhados pela jornalista Marta Ferreira e pela professora responsável do projecto Maria José Ramos, partem rumo a Braga, ponto de encontro para a partida para Lisboa.
Chegados a Braga e após as bagagens acomodadas e todos nos seus lugares, partimos rumo à capital para mais uma etapa na caminhada dos jovens deputados.
Chegámos às instalações da Assembleia da República no Palácio de S. Bento por volta das 13.45h. Os deputados, entrando pela porta principal foram de imediato conduzidos até às salas das comissões que lhes competiam. Em cada uma delas seriam debatidos os projectos de recomendação aprovados nas respectivas sessões distritais e aprovadas as perguntas que iriam ser postas aos deputados da AR, no plenário do dia seguinte. Assim sendo, o nosso círculo tinha o seu projecto de recomendação a ser debatido na comissão três, que era coordenada pelo deputado do CDS-PP, Michael Seufert, acompanhado pela deputada do PS, Teresa Damásio e por Maria João Godinho, assessora da AR, que secretariou. Nesta comissão estavam também a ser debatidos os projectos de recomendação dos círculos de Santarém, Vila Real, Guarda e Madeira.
Enquanto o debate nas comissões ia decorrendo, os jornalistas em representação dos diversos círculos eleitorais tiveram a oportunidade de visitar algumas das salas mais imponentes do Palácio de Belém. O ponto de encontro foi a Sala dos Passos Perdidos, que parece ser uma sala onde realmente “muitos passos se perdem”, e, depois de escutarmos um pouco da história do Palácio pudemos visitar a bela e impressionante e bela Sala das Sessões, onde habitualmente decorrem os trabalhos do Parlamento, e o Salão Nobre, decorado com belíssimas pinturas evocativas da nossa história.
No fim desta visita, ainda pudemos “espreitar” o fim das sessões e em seguida fomos, para o claustro, onde pudemos satisfazer os nossos apetites com um delicioso lanche que nos esperava, para que assim ficássemos prontos para assistir à próxima actividade dos jovens deputados. Assim sendo, terminado o lanche dirigimo-nos à sala do Senado onde fomos presenteados com um belíssimo espectáculo de violinos interpretado pela “Paganinus” – Orquestra de Violinos do Conservatório Regional de Setúbal.
Posteriormente, dirigimo-nos novamente ao claustro, onde iria ser servido o jantar. Finalmente pudemos regressar aos autocarros para seguirmos rumo à Pousada da Juventude de Almada onde iríamos descansar e dormir, …ou talvez não! O caminho pareceu um pouco longo devido ao cansaço, mas logo chegámos à pousada, e mal entrámos percebemos que paisagem, com uma vista nocturna sobre o rio Tejo, a Ponte 25 de Abril e a cidade de Lisboa, era sublime.
No dia seguinte, todos apareceram à hora marcada para o pequeno-almoço, uns com mais sono, outros com menos, mas todos nos dirigimos a sala onde se iria tomar o pequeno-almoço simples mas bom e também agradável pelo convívio com os outros deputados do norte também presentes.
Em seguida partimos de novo rumo ao Palácio de S. Bento para mais um dia de muitos trabalhos e muitas emoções para todos, jovens deputados, jornalistas e professores. A viagem foi um pouco demorada, pois o trânsito da cidade é mesmo caótico, pelo que tivemos de esperar em enormes filas de trânsito. O importante é que chegou à Assembleia da Republica, e logo nos dirigimos para a Sala do Senado, onde iria decorrer a Sessão Plenária, dividida em duas fases principais, uma primeira de perguntas aos deputados da AR e uma segunda que se resumiria ao debate e aprovação de um Projecto de Recomendação, de âmbito nacional, para apresentação na Assembleia da República aos deputados a eleger no dia 5 de Junho.
Durante a manhã os jornalistas ainda tiveram a oportunidade de falar com alguns dos deputados, bem como participar na conferência de imprensa com o Presidente da Comissão Parlamentar da Educação e Ciência, Dr. Luís Fagundes Duarte.
No final almoçámos, mais uma vez muito bem, nos claustros do palácio e aproveitámos plenamente o momento para conviver mais um pouco com todos os outros participantes e trocar contactos, já que era a última refeição que ali fazíamos em conjunto.
De regresso à Sala do Senado, e à Sessão Plenária, foi feita a entrega dos diplomas aos jovens deputados, finalizando a sessão com “chave de ouro” com o hino nacional português entoado por todos os presentes.
E assim, acaba a verdadeira aventura de um punhado de jovens deputados, que demonstram ter opiniões e que não se põe de parte da vida política do nosso país.
Por fim, queria deixar um agradecimento aos meus caros colegas deputados Mário Pimenta e Adriana Torres pela belíssima prestação que tiveram, e por terem levado o nome da nossa escola tão longe, e claro um agradecimento especial a nossa professora Maria José Ramos, pelo seu esforço, ajuda e dedicação a este nosso projecto.
Marta Ferreira, 12º ano