Com uma plateia empolgada de cerca de três mil espectadores, Mariza apresentou no Multiusos de Guimarães o álbum "Fado Tradicional", num espectáculo que assinalou o regresso da artista aos palcos nacionais após o lançamento do trabalho discográfico.
Num cenário desenhado pelo conceituado arquitecto Frank Gehry, o espectáculo de Mariza recriou o espaço de uma Taberna com os "clientes" do espectáculo de Guimarães a serem seleccionados através de um concurso no facebook da cantora.
Promovido pela Audioveloso, o espectáculo contou com a presença de espectadores de vários pontos do País e da vizinha Espanha.
Integrando um dueto com Artur Batalha (“Promete jura”) e temas de autoria de Fernando Pessoa, Amália Rodrigues e Diogo Clemente, Mariza interpreta no novo álbum fados tradicionais como “Promete Jura”, “Fado Sérgio”, “Fado Alfacinha”, “As meninas dos meus olhos”, “Fado Varela” e “Mais uma lua”, entre outros.
Aplaudida em Portugal e no estrangeiro e com mais de 30 discos de platina, Mariza reúne o reconhecimento do público e da crítica mundial. O seu trabalho já foi distinguido, entre outros, com os galardões MIDEM European Boarder Breaker Award e o prémio da BBC para melhor artista europeia de World Music, além de duas nomeações para os Grammys.
Mariza tem esgotado algumas das mais prestigiadas salas dos cinco continentes, como a Ópera de Sidney, o Royal Albert Hall (Londres) e o Carnegie Hall (Nova Iorque).