PLANTEL – Apenas quatro jogadores têm contrato para a próxima época: Guerra (capitão e o único jogador que não passou pelas camadas jovens do Clube), Zé Lopes (médio), Ricardo (avançado) e João Pedro (médio).
JOGADORES SEM CONTRATO PARA 2011-12 – Paulo Freitas, Ricardo Jorge, Alex, Fróis, Hugo Lopes, Vilela, Gomis, Diego Mourão e Ghilas (emprestado pelo Moreirense).
TREINADOR – Rui Dias não sabe ainda se fica ou sai do FC Vizela. O Presidente da Comissão Administrativa também desconhece ainda o futuro do treinador pois aguarda uma resposta do SC Braga. “Se o acordo com o Braga se mantiver e o Braga indicar Rui Dias, pois, continuará a ser ele o nosso treinador. Para já nada posso dizer» - disse Eduardo Guimarães ao ddV.
TREINOS – A partir do jogo de amanhã, já não deverá realizar-se mais nenhum treino.
SALÁRIOS – Plantel tem ainda em falta os meses de Fevereiro e Março (o Abril vence a 20 do mês que vem e o Maio a 20 de Junho). É garantido que os jogadores e equipa técnica vão ter de esperar (não se sabe até quando) para receberem as verbas em falta.
SALÁRIOS DA ÉPOCA ANTERIOR – Alguns jogadores accionaram os meios judiciais. Comissão Administrativa do Futebol Clube de Vizela tem ou vai estipular acordos de pagamento com jogadores da temporada passada, traduzindo-se tudo isto em mais carga financeira para a próxima época de um Clube que está (doem as palavras) praticamente falido.
PLANO A – Depois de ter reunido com Agostinho Oliveira, a CAFCV aguarda uma informação do coordenador do Departamento do Formação do SC Braga quanto à hipotética cedência de jogadores (a custo zero) para a próxima época.
O nome de Quim Berto foi ventilado como homem de confiança de Agostinho Oliveira para treinar uma espécie de equipa B do Braga que representaria o FC Vizela na próxima época. Eduardo Guimarães revela que nada disto lhe foi transmitido, portanto, carece de fundamento a notícia avançada por alguns jornais.
Neste Plano A há duas hipóteses a considerar: a primeira, a colocação em Vizela de uma equipa totalmente composta por jogadores do Braga (preparando já o SCB a sua equipa B para na época 2012-2013 entrar em competição oficial com as suas cores exclusivas, projecto que esteve em vias de avançar em 2011-2012); a segunda, o Braga, a exemplo do que fez esta temporada, apresentar um número inferior aos 15 atletas (número máximo de empréstimo de jogadores lavrado no contrato entre os dois clubes e validado pela Federação). O Vizela integraria o resto dos jogadores em falta.
PLANO B – Constituição de uma equipa à base de jogadores locais e sob a indicação do Departamento de Formação do Clube que poderá também indicar o nome do treinador. Uma equipa amadora, com treinos nocturnos, a exemplo do que já acontece noutros clubes.
“A Comissão Administrativa só irá tomar uma posição depois de saber com o que pode contar por parte do Sporting de Braga. Até lá é prematuro fazermos qualquer tipo de previsões. Mas tudo o que for feito será dentro dos condicionalismos e dos constrangimentos financeiros que o Clube atravessa e que são muito grandes” – disse hoje Eduardo Guimarães ao ddV.
RESUMINDO, a época vai terminar; os jogadores vão embora com os salários em atraso, e não será tão imediata a nomeação do treinador e do próximo plantel.
Eduardo Guimarães e os poucos elementos que o acompanham da Comissão Administrativa, tem um trabalho dantesco pela frente. O Vizela necessita de dinheiro (funcionários e outros agentes do clube também estão sem receber) e o mais grave de tudo é que já nem o apoio municipal resolve totalmente o problema.
Evitar que o Clube fique inibido de inscrever equipas na próxima temporada é a palavra de ordem.
O Presidente da CA prometeu uma Assembleia para antes do início da época futebolístcias onde, entre outras coisas, será votada a baixa de preços das cotizações de forma a evitar que mais sócios desistam.
MMM