Programa dos rotários vizelenses para Março



(Na foto, a visita do Governador ao clube vizelense).

Março – Mês da Alfabetização
35ª Sem. - Dia 2 (4ª feira) – 20h 30m na Sede - Reunião de Jantar
Companheirismo – Semana Cultural
36ª Sem- Dia 9 (4ªfeira) – 21h 30m na Sede – Reunião de Café
Companheirismo – Diplomacia Internacional
37ª Sem- Dia 16 (4ª feira) – 21h 30m na Sede - Reunião de Café
Companheirismo – Economia Internacional
38ª Sem- Dia 23 (4ª feira) – 21h 30m na Sede – Reunião de Café
Companheirismo – Pingos de Rotary
39ª Sem- Dia 29 (3ª feira)–20h 30m-Barcelos –Reunião de Jantar
Reunião dos 4 Clubes promovida pelo Rotary Club de
Barcelos
***
Pensamento do Mês: “A educação exige os maiores cuidados, porque influi
sobre toda a vida”
Séneca
Sede: Restaurante Águia d’Ouro

------------------
“ Neste mês de Março, o Rotary nos pede uma atenção especial para a alfabetização. Com efeito, um dos problemas mais cruciais que a sociedade enfrenta é o fato de que muita gente não sabe ler nem escrever, ou apenas consegue “rabiscar” o próprio nome. São pessoas literalmente excluídas da vida política e social de seus países, a par da perda de oportunidades de trabalho, já que seus horizontes são sensivelmente restringidos.
Neste aspecto, é importante destacar que, se outrora o problema do analfabetismo se limitava ao conhecimento pessoal, relacionado a uma melhor qualidade de vida, na atualidade o problema é ainda mais amplo e perverso, pois muitas pessoas, teoricamente alfabetizadas, não são capazes de entender um manual de instruções que ensine, por exemplo, como funciona uma máquina.
E o que é pior: pessoas até com um nível de escolaridade mais elevado são excluídas do mercado de trabalho por falta de conhecimentos, reduzindo, sensivelmente, seu horizonte de emprego, pois normalmente toda atividade laboral e produtiva de melhor nível salarial depende da interpretação correta de textos técnicos sobre o funcionamento de equipamentos e de regras básicas de produção. Enfim: já não basta apenas saber escrever o nome ou ler algumas palavras; hoje o mundo, por sua competitividade, exige muito mais."

Partilhar