Professores do Colégio Vizela estiveram presentes nos dois dias de Seminários de Educação Criativa, promovidos pela Embaixada Britânica, em Lisboa.
Os formadores Peter Bell e Neil Atkin, durante os dias 2 e 3 de Fevereiro, envolveram professores de escolas portuguesas (cerca de vinte escolas nacionais) nos projectos “Every Child Matters” e “Movement for Learning”.
Colégio Vizela na Embaixada Britânica
Os temas abordados estiveram relacionados com:
• a importância de promover uma educação criativa nas escolas, centrada mais na aprendizagem e menos no ensino;
• a urgência em que as escolas desenvolvam práticas inclusivas, assegurando-se de que todas as crianças e jovens tenham as mesmas oportunidades no processo de aprendizagem.
Os seminários foram muito enriquecedores, pois foram exploradas práticas que ajudarão os professores nas salas de aula a desenvolverem momentos de aprendizagem mais criativos e eficazes.
Práticas educativas que funcionam com rapazes, mas não funcionam com as meninas. Compreender o cérebro adolescente, verificando como ele funciona e seus efeitos sobre o comportamento do jovem. Como despertar o interesse e a motivação nos alunos. Criar desafios no pensar criticamente - incorporação de um pensamento crítico na prática de toda a escola - todas as idades, todas as disciplinas. Técnicas de um eficaz questionamento na sala e aula.
Todas estas abordagens são fundamentais numa escola que pretenda uma aprendizagem mais eficaz: "Menos ensino, mais aprendizagem" - encorajar os alunos a tornarem-se mais reflexivos acerca da sua abordagem no seu trabalho escolar, assumindo uma maior responsabilidade na sua própria aprendizagem.
A professoras presentes, Cristina Fernandes, Teresa Oliveira e Carla Baptista, referem que formações como estas são fundamentais numa escola que se assume com o lema “Cada aluno por horizonte”.
Na sequência da constante renovação e reflexão sobre o Projecto Educativo e Pedagógico do Colégio Vizela, surge esta formação, bem com a realização próxima (mês de Março) de um curso, em Bonn, Alemanha, por parte da Directora Pedagógica, Carla Baptista, sobre o tema “Individualised Learning”.
Colégio Vizela – 11ª Reflexão Estratégica
Nos passados dias 4 e 5 de Fevereiro, professores e colaboradores do Colégio Vizela juntaram-se pela 11ª vez para a realização da sua Reflexão Estratégica, desta vez, em Guimarães, no Palácio Vila Flor, com a presença de Suzana Ralha, neste momento a coordenar a área “Comunidade”, na equipa de programação de Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012.
Susana Ralha esteve com os professores do Colégio a desenvolver o tema “Comunidades”, a partir da sua larga experiência neste campo de acção-investigação.
O programa de trabalhos passou pela avaliação dos vectores lançados na última reflexão estratégica (Julho de 2010), pelo balanço de práticas educativas gerais e específicas e pela projecção de alguns novos vectores.
Neste momento de reflexão, todos os coordenadores fizeram o balanço dos objectivos mapeados no passado Julho, monitorizando-se assim o trabalho e corrigindo-se, se necessário, trajectórias.
No fim da tarde de sexta-feira, houve espaço para formação sobre “Criatividade e diferenciação”, da responsabilidade do Conselho Pedagógico desta escola.
Durante todo o Sábado, os professores (re) desenharam caminhos/práticas que levem à optimização do processo de aprendizagem de cada aluno do Colégio Vizela.
Espaços de reflexão conjunta, auto-formação e formação são essenciais numa escola que (re)pensa as suas práticas, os seus caminhos, num processo de melhoria contínua.