Colégio de Vizela em formação na embaixada britânica


Professores do Colégio Vizela estiveram presentes nos dois dias de Seminários de Educação Criativa, promovidos pela Embaixada Britânica, em Lisboa.
Os formadores Peter Bell e Neil Atkin, durante os dias 2 e 3 de Fevereiro, envolveram professores de escolas portuguesas (cerca de vinte escolas nacionais) nos projectos “Every Child Matters” e “Movement for Learning”.




Colégio Vizela na Embaixada Britânica


Os temas abordados estiveram relacionados com:
• a importância de promover uma educação criativa nas escolas, centrada mais na aprendizagem e menos no ensino;
• a urgência em que as escolas desenvolvam práticas inclusivas, assegurando-se de que todas as crianças e jovens tenham as mesmas oportunidades no processo de aprendizagem.
Os seminários foram muito enriquecedores, pois foram exploradas práticas que ajudarão os professores nas salas de aula a desenvolverem momentos de aprendizagem mais criativos e eficazes.
Práticas educativas que funcionam com rapazes, mas não funcionam com as meninas. Compreender o cérebro adolescente, verificando como ele funciona e seus efeitos sobre o comportamento do jovem. Como despertar o interesse e a motivação nos alunos. Criar desafios no pensar criticamente - incorporação de um pensamento crítico na prática de toda a escola - todas as idades, todas as disciplinas. Técnicas de um eficaz questionamento na sala e aula.
Todas estas abordagens são fundamentais numa escola que pretenda uma aprendizagem mais eficaz: "Menos ensino, mais aprendizagem" - encorajar os alunos a tornarem-se mais reflexivos acerca da sua abordagem no seu trabalho escolar, assumindo uma maior responsabilidade na sua própria aprendizagem.
A professoras presentes, Cristina Fernandes, Teresa Oliveira e Carla Baptista, referem que formações como estas são fundamentais numa escola que se assume com o lema “Cada aluno por horizonte”.
Na sequência da constante renovação e reflexão sobre o Projecto Educativo e Pedagógico do Colégio Vizela, surge esta formação, bem com a realização próxima (mês de Março) de um curso, em Bonn, Alemanha, por parte da Directora Pedagógica, Carla Baptista, sobre o tema “Individualised Learning”.





Colégio Vizela – 11ª Reflexão Estratégica


Nos passados dias 4 e 5 de Fevereiro, professores e colaboradores do Colégio Vizela juntaram-se pela 11ª vez para a realização da sua Reflexão Estratégica, desta vez, em Guimarães, no Palácio Vila Flor, com a presença de Suzana Ralha, neste momento a coordenar a área “Comunidade”, na equipa de programação de Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012.
Susana Ralha esteve com os professores do Colégio a desenvolver o tema “Comunidades”, a partir da sua larga experiência neste campo de acção-investigação.
O programa de trabalhos passou pela avaliação dos vectores lançados na última reflexão estratégica (Julho de 2010), pelo balanço de práticas educativas gerais e específicas e pela projecção de alguns novos vectores.
Neste momento de reflexão, todos os coordenadores fizeram o balanço dos objectivos mapeados no passado Julho, monitorizando-se assim o trabalho e corrigindo-se, se necessário, trajectórias.
No fim da tarde de sexta-feira, houve espaço para formação sobre “Criatividade e diferenciação”, da responsabilidade do Conselho Pedagógico desta escola.
Durante todo o Sábado, os professores (re) desenharam caminhos/práticas que levem à optimização do processo de aprendizagem de cada aluno do Colégio Vizela.
Espaços de reflexão conjunta, auto-formação e formação são essenciais numa escola que (re)pensa as suas práticas, os seus caminhos, num processo de melhoria contínua.




Partilhar