A Universidade do Porto e os doutoramentos sobre Vizela

A Universidade do Porto completa agora 100 anos no dia 22 de Março, e teve o seu primeiro Doutoramento em 1917 pelo Doutor Rodrigo Sarmento Beires, Matemático. Os próximos doutoramentos obtidos na Universidade do Porto foram logo no ano seguinte em 1918, e todos em em medicina. E num desses doutoramentos a tese tinha como titulo As águas de Visella. Começa assim a dita tese "...Vizella não é magestosa nem pensativa, é sobretudo formosa. E' uma linda criança a rir-se para nós."



Ao longo da tese é efectuado um estudo cientifico das águas termais de Vizela, mas é uma leitura acessível a qualquer um, a tese faz parte de Repositório aberto da Universidade do Porto, então é de livre acesso a qualquer pessoa aqui (http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/16312). Os autores desta tese foram Alfredo Pinto de Sousa Castro e Maximiano Augusto de Oliveira Lemos.
Existem outras dissertações sobre Vizela como por exemplo esta dissertação inaugural para atribuir o grau de médico em 1890 (http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/16337), e esta de 1901 (http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/17390).
Sem dúvida que é relatado a importância terapêutica das aguas Vizelenses, o que me leva a pensar que só em Vizela não se reconhece essa importância.
Mas é sem dúvida importante reter que um dos primeiros doutoramentos da Universidade do Porto, e o primeiro doutoramento da Faculdade de Medicina foi sobre Vizela.


---------------------------
Pedro Pedrosa
pojpedrosa@gmail.com

Partilhar