...congregando num espaço só todas as funcionalidades inerentes à actividade da empresa.
A cerimónia de inauguração das novas instalações contou com dezenas de amigos, clientes e fornecedores, para além de terem marcado presença algumas individualidades, entre as quais o presidente da Junta de Freguesia de Ferreiros, João Costa, e o pároco local, Padre Miguel, que procedeu à bênção do novo espaço.
Rui Ferreira, principal responsável da Limatla, recorda os primórdios da empresa, que “nasceu” em Viana do Castelo e deve o seu nome ao rio que banha capital do Alto Minho, o rio LIMa, e ao oceano, o ATLAntico – e daí a designação encontrada, LIMATLA. O logótipo da empresa imita nós de marinheiro com as iniciais do fundador José Guilherme Fonseca Ferreira, então engenheiro dos Estaleiros Navais. Começando por comercializar barcos nacionais da marca Riamar, motas Yamaha, caravana Vimara, mobiliário de jardim e outros artigos de desporto, a Limatla é hoje especializada em náutica, sendo o importador exclusivo para Portugal das reconhecidas marcas Monterey, de origem norte-americana, e Sessa Marine, de origem italiana, além de ser distribuidora da Starfisher, de origem portuguesa. Em 1986, alargando o raio de acção, a Limatla abrir uma filial em Braga, mas esta rapidamente superou as vendas da sede. Com a morte trágica do sócio mais novo, Paulo Ferreira, no inicio de 1987, a família mudou-se para Braga definitivamente. A loja de Viana acabou por fechar um ano mais tarde. Em Braga, foi alcançado o maior fenómeno de vendas com a introdução no mercado das famosas scooters Peugeot, que marcaram uma geração. O contínuo crescimento da empresa obrigou agora a uma mudança da Av. João XXI para o Centro Empresarial de Ferreiros, “onde temos todas as condições para continuar a desenvolver este negócio, proporcionando novas oportunidades aos nossos clientes”, sustenta Rui Ferreira. Aliás, não se pode esquecer que Braga possui “uma posição estratégica, pois num raio de 100 km cobre um mercado prioritário de praias, marinas e barragens, de Esposende, Caniçada (Gerês), Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Leixões, Crestuma (Gondomar), Aveiro e até mesmo Baiona em Espanha, havendo zonas com condições fabulosas”, destaca o mesmo responsável. Outro ex-libris é o Alto Douro Vinhateiro, um Património Mundial navegável em 212 km, para onde a Limatla convida anualmente os clientes a um passeio com convívios animados e boa estadia.
As novas instalações significam “uma grande responsabilidade pois foi um grande investimento, mas tenho a certeza que foi o passo certo pois agora conseguimos juntar todos os nossos sectores no mesmo edifício, a exposição de barcos novos e usados, a oficina e o armazém”, frisa Rui Ferreira, acrescentando que “a Limatla vai continuar com a mesma política, sempre com o intuito da completa satisfação dos nossos clientes, agora com melhores condições”. Rui Ferreira concorda em que “a conjectura económica actual não é a mais favorável”, mas lança o aviso à navegação: “não podemos ignorar que temos um clima excelente, temos rios, barragens e uma costa fantástica para navegar e, se houver alguma vontade política em apostar na náutica, este negócio representa um futuro promissor para Portugal”.