Actores com mais de 60 anos sobem ao palco do Vila Flor


“Bela Adormecida” da Companhia Maior, “Salomé” de Óscar Wilde, “D. Giovanni” de Mozart, Linda Martini e Benoît Pioulard, em Janeiro, no Centro Cultural Vila Flor
“Bela Adormecida”, espectáculo interpretado por artistas com mais de 60 anos, sobe ao palco do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães



“Bela Adormecida” da Companhia Maior, “Salomé” de Óscar Wilde, “D. Giovanni” de Mozart, Linda Martini e Benoît Pioulard, em Janeiro, no Centro Cultural Vila Flor
“Bela Adormecida”, espectáculo interpretado por artistas com mais de 60 anos, sobe ao palco do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães


O início de um novo ano é sempre sinónimo de energia renovada, entusiasmo e motivação, por isso a programação de Janeiro do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, traz consigo diferentes propostas na área do teatro, mas também da ópera, da música e das artes plásticas.

A primeira criação da Companhia Maior, “Bela Adormecida”, inaugura a programação de Janeiro de 2011 do Grande Auditório do CCVF. A peça sobe ao palco do espaço vimaranense no dia 21 de Janeiro, às 22h00. Em residência no Centro Cultural de Belém, esta nova companhia é composta por artistas maiores de 60 anos, vindos de diversos quadrantes da criação artística e com diferentes níveis de experiência. Convidado a dirigir a primeira criação da companhia, Tiago Rodrigues escreveu e encenou uma versão contemporânea de “Bela Adormecida”, onde a dança, o teatro e a música se misturam para revelar as histórias e a experiência dos próprios intérpretes. Este espectáculo é feito com as suas vozes, talvez mais roucas do que é habitual, mas certamente mais sábias; acima de tudo, vozes capazes de arriscar, porque são vozes do presente. Uma reflexão sobre a memória, o envelhecimento e o “despertar” para novos mundos.

No dia seguinte, 22 de Janeiro, é a vez do Centro Dramático Galego apresentar, no palco do Pequeno Auditório do CCVF, a sua mais recente produção, “Salomé”, uma das obras mais polémicas do dramaturgo irlandês Óscar Wilde. Com encenação de Carlos Santiago, este novo espectáculo do Centro Dramático Galego aprofunda a visão mais satírica e política desta tragédia de Óscar Wilde.

Em Janeiro, a ópera regressa também ao Centro Cultural Vila Flor através da encenação de “D. Giovanni”, uma das obras mais famosas de Mozart e do repertório operático em geral. Encomendada a Mozart depois do sucesso da ópera “As Bodas de Fígaro”, “D. Giovanni” foi igualmente bem recebida, sobretudo em Praga, aquando da sua estreia em 1787. Apoiando-se em diversos textos já existentes, Lorenzo da Ponte elaborou grande parte do libreto de forma inteiramente original. A história baseia-se na lenda de Don Juan, um libertino sedutor que se satisfaz conquistando inúmeras mulheres e travando duelos com os seus comprometidos. “D. Giovanni” vai estar em cena no Centro Cultural Vila Flor no dia 29 de Janeiro.

A abrir 2011, a música tem um espaço de eleição no Café Concerto do CCVF. Com o novo álbum de originais na bagagem, “Casa Ocupada”, os Linda Martini prometem mostrar a razão pela qual a banda esgota as salas que os acolhem e soma seguidores de forma fulminante. O concerto está agendado para o dia 22 de Janeiro, à meia-noite. No final do mês, dia 28, é a vez do Café Concerto do CCVF receber Benoît Pioulard, alter-ego de Thomas Meluch. Autor e fotógrafo norte-americano, Thomas Meluch, através da assinatura Benoît Pioulard, é também cantor, compositor e multi-instrumentista. Nos seus projectos musicais convoca e sobrepõe a imagem e o som, através de uma componente vídeo que acompanha cada um dos seus concertos.

A programação de Janeiro do Centro Cultural Vila Flor é ainda marcada pela inauguração da exposição “Guimarães, Arte Contemporânea 2011”, organizada pelo Centro Cultural Vila Flor em parceria com a Escola Superior Artística do Porto - Guimarães e o Laboratório das Artes. Esta exposição colectiva reúne obras de André Banha, Dalila Gonçalves, Diogo Evangelista, Joana da Conceição, Jorge Maciel, Luís Vieira e Tiago Batista. A exposição inaugura no dia 21 de Janeiro, às 22h00, no Centro Cultural Vila Flor, e às 23h00, no Laboratório das Artes.
Os bilhetes para os espectáculos do Centro Cultural Vila Flor encontram-se à venda no site www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação.


Partilhar