Velhinha "Ponte Nova" de Tagilde vai resistindo

Trata-se duma ponte singela, bonita, secular, de origem e estilo românico, com três arcos, estreita e único elo de ligação a unir as margens de Tagilde e Santo Adrião do concelho de Vizela. Interdita a veículos pesados, não deixa um carro passar pelo outro. Quem chegar primeiro entra no tabuleiro. O outro tem de esperar. Em baixo corre o rio Vizela... num dos trechos mais bonitos do seu percurso.



Há muito que a rede viária de Vizela vem reclamando a construção duma nova ponte a ligar as freguesias de Santo Adrião e de Tagilde. A chamada Ponte Nova, em Tagilde, vai remediando, mas o tráfego começa a ser cada vez maior. Quem passa a pé pode admirar a beleza do rio - com um pequeno açude, a montante, uma ilhota, arvoredo, espaço de antigas azenhas e águas cristalinas nesta época do ano. Mas quem se aventura de automóvel tem de ter a sorte de chegar primeiro.

Os veículos pesados, de mercadorias, têm de se deslocar a Vizela, ou mais acima, à ponte da Coutada, já no concelho de Felgueiras, para poder atravessar o rio. Mesmo os armazenistas e comerciantes que vivem ali, próximo dos seus clientes, mas separados pelo rio, necessitam de fazer alguns quilómetros para chegarem a um ponto do qual distam apenas escassas dezenas de metros!

Partilhar