Video da inauguração do Campo de Minigolfe






DISCURSO DO PRESIDENTE DA VIZELGOLFE,
GONÇALO CASTRO


Vivemos hoje um momento histórico para o Minigolfe Vizelense, quando o cruciante problema da falta de um campo capaz de responder plenamente às necessidades da modalidade, passa a ser uma página do passado.
É por força da justiça que se deve ressaltar publicamente que, a Câmara Municipal de Vizela, e nomeadamente o seu Presidente, concretizou plenamente um compromisso assumido publicamente à um ano atrás.
A inauguração desta fantástica obra, cujo significado, a par da sua grandiosidade, evidente por si mesma, merece de todos nós os mais rasgados elogios, e contribuirá para o desenvolvimento da modalidade que, em Portugal, teve as suas origens na nossa terra.

Desejamos salientar que este momento, tão esperado e por tanto tempo reclamado pelos minigolfistas, não teria sido possível sem o decidido e efectivo empenho de V. Exa. Senhor Presidente da Câmara. Queremos por isso deixar este registo, com reconhecimento à dedicação e empenho que sempre coloca naquilo que faz.
Devido à conjectura actual, temos a plena consciência da dificuldade subjacente à concretização deste grande investimento. Todavia, o empenhamento e a força de V. Exa. foram fundamentais na concretização deste sonho. A obra está à vista e isso não se pode renegar.

O desporto é hoje muito importante no desenvolvimento físico e no bem-estar das populações.
Por conseguinte, este é sem dúvida um investimento nas pessoas, nas práticas saudáveis e no desenvolvimento desportivo da nossa terra, e que vem no seguimento da prioridade implementada por V. Exa. em colocar sempre as pessoas em primeiro lugar.


Senhor Presidente da Câmara,

A denominação de “Campo Municipal de Minigolfe Fonseca e Castro”, atribuída a este recinto desportivo, assinala o relevante papel do homem responsável pelo aparecimento do Minigolfe em Vizela e simultaneamente em Portugal, reconhece e homenageia a sua dedicação e o trabalho desenvolvido com vista à expansão da modalidade.
A Manuel Alves da Fonseca e Castro se deve a construção em Vizela do primeiro campo de Minigolfe, a realização em Vizela do 1º Campeonato Nacional e, ultrapassando barreiras inimagináveis, a organização em Vizela e no Porto, do primeiro Campeonato da Europa em solo português.
Por tudo isto, o seu nome está e estará profundamente ligado à modalidade.

Antes de terminar gostaríamos de agradecer:

Ao Engenheiro João Fidalgo, responsável pelo projecto deste grande obra. Pela sua abertura e disponibilidade em colaborar dando o melhor de si, cujo contributo inestimável foi fundamental na prossecução do mesmo. Sem a sua preciosa ajuda, muito provavelmente hoje não estaríamos perante esta realidade que deixou definitivamente de ser um sonho.
A si, Engenheiro João Fidalgo o nosso muito obrigado.

A todos aqueles que ao longo destes anos insistentemente foram os porta-vozes da nossa ambição junto dos autarcas vizelenses, e por isso estão também directamente ligados à concretização deste sonho.
A todos agradecemos do fundo do coração.

Por último, gostaríamos mais uma vez de reconhecer e sublinhar que tudo isto só foi possível, graças à dedicação e ao empenho pessoal de um líder destemido e visionário como é Vossa Excelência, Senhor Presidente da Câmara. Cedo compreendeu quão importante era criar em Vizela um campo de Minigolfe/Petergolfe, e que o progresso da modalidade passava pela criação desta infra-estrutura.
Portanto, a si Senhor Presidente da Câmara, a nossa palavra convicta e emocionada de que a missão de V. Exa. foi cumprida, cabe-nos agora a nós a responsabilidade de dar continuidade a este projecto que não pode nem deve esgotar-se aqui.

Termino agradecendo ainda o facto de, apesar dos vários condicionalismos, o Sr. Presidente da Câmara ter acedido ao nosso pedido para que a inauguração da obra coincidisse com a realização do XI Torneio Cidade de Vizela, que se realiza hoje e amanhã.

Muito obrigado.


Partilhar