Entre os 140 atletas inscritos, a equipa do Grupo Desportivo Fundação Jorge Antunes voltou a estar presente enfrentando uma pista muito dura, técnica e bastante exigente.
Se a prova, pelas características do percurso, já se adivinhava difícil à partida, anda mais complicada se tornou com as várias quedas, furos e até material partido que a equipa do GDFJA teve com o decorrer da competição. No entanto, nem todas estas adversidades impediram o GDFJA de triunfar.
O cadete Vasco Vasconcelos continua a supreender nos circuitos nacionais. Após uma primeira manga limpa, na segunda descida, quando dava tudo por tudo, fazendo até então um excelente tempo, a apenas duas curvas do final ficou sem corrente comprometendo, assim as aspirações de vencer a prova. Ainda assim, conseguiu o terceiro lugar.
Em Veteranos B o piloto Antero Oliveira conseguiu o quinto lugar e Augusto Pedrosa o oitavo.
O piloto Ricardo Soares, em Veteranos A, líder da taça de Portugal, e um dos principais favoritos a vestir a camisola de Campeão Nacional deparou-se com vários problemas técnicos na sua bicicleta em ambas mangas, não tendo conseguido uma prova limpa.
Em Juniores, o piloto Ricardo Vale, terminou a prova em 9º lugar.
Apesar das enormes difuldades e infortúnios da prova, o GDFJA saiu do Algarve com o título de Vice-Campeão Nacional de btt-dowhill.