No dia 7 de Julho, um grupo de 54 alunos e professores rumará até terras italianas, no âmbito de uma visita de estudo, organizada pelo Clube «Abrir Horizontes», dinamizado pelas professoras Adelina Almeida, Ana Paula Soares e Paula Mendes.
Na verdade, este clube levou a cabo actividades que tinham como objectivo último proporcionar uma visita de estudo a Itália aos alunos do terceiro ciclo e secundário. Logo, a partir do início do ano lectivo de 2009/2010, foram enveredados esforços para atingir o fim proposto: reuniões de preparação, actividades de angariação de fundos …
Deste modo, desde o dia 7 até ao dia 13 de Julho, um grupo da escola, constituído por 54 pessoas, partirá, por volta das 6h30 da Escola EB 2,3/S de Vizela, rumo ao aeroporto de Lisboa, de onde apanhará um voo directo para Roma. Aí, ficarão dois dias, fazendo várias visitas: Vaticano, a PIAZZA SAN PIETRO e BASÍLICA de S. PEDRO, CAPELA SISTINA, FONTE de TREVI, VIA VENNETTO , PRAÇA de ESPANHA, PRAÇA NAVONA. Já no quarto dia de viagem, as visitas decorrerão em Florença: Catedral de St Maria del Fiore (campanário de Giotto); Baptistério com Porta do Paraíso – Pisano; Pantheon (Michelangelo, Galileo Galilei, ...); Ponte Vecchio; Piazza della Signoria, Piazza Michelangelo. Como o país tem uma imensidade cultural, há que prosseguir viagem. Assim, no quinto dia, a paragem é em Veneza e a sua famosa Praça e Basílica de S. Marcos, a Ponte dos Suspiros e Rialto. Ao sexto dia, Pádua é a cidade a conhecer, passando pela Basilica de Santo António; Verona: a Varanda de Julieta, a Arena e a Piazza dei Signori. O último dia está reservado para a visita a Milão e para a viagem de regresso.
O balanço é positivo, pois grande é o entusiasmo e a curiosidade de conhecer e abrir horizontes, quer intelectuais, quer culturais, não deixando para trás os pessoais. De qualquer das formas, fica, desde já, a promessa de um relato pormenorizado desta viagem.
Clube «Abrir Horizontes»