1º Sargento João Freitas transfere-se para a Unidade de Intervenção de Lisboa. O nome do seu substituto para o comando do quartel de Vizela ainda não foi anunciado.
Ao fim de alguns anos à frente do quartel da Guarda Nacional Repúblicana de Vizela, onde desempenhou com grande profissionalismo e total disponibilidade o seu cargo, o sarg. João Freitas vai deixar de prestar serviço neste concelho a partir do dia 30 de Junho.
João Freitas, de Fafe, irá assim deixar uma terra e uma comunidade onde para além do seu brilhante serviço militar foi uma presença constante no apoio directo às instituições vizelenses marcando presença em todas as solicitações civis e religiosas. (Na foto, na fundação da Vizelgolfe).
O nome do seu substituto deverá ser anunciado nos próximos dias.
O QUE É A UNIDADE DE INTERVENÇÃO
DE LISBOA (UI) DA GNR
A Unidade de Intervenção (UI) é uma unidade da Guarda especialmente vocacionada para as missões de manutenção e restabelecimento da ordem pública, resolução e gestão de incidentes críticos, intervenção táctica em situações de violência concertada e de elevada perigosidade, complexidade e risco, segurança de instalações sensíveis e de grandes eventos, inactivação de explosivos, protecção e socorro e aprontamento e projecção de forças para missões internacionais.
A UI articula-se em subunidades de ordem pública, de operações especiais, de protecção e socorro e de cinotecnia. Integram, ainda, a UI o Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIESS) e o Centro de Treino e Aprontamento de Forças para Missões Internacionais (CTAFMI).
A UI foi fundada em 2008.