O projecto, designado “Ave Mais Solidário”, encontra-se estruturado em duas fases. A primeira, que coincide com o primeiro semestre de 2010, compreende a realização de dois Fóruns interconcelhios, sob o mote “Governança e participação dos diferentes actores”.
A realização dos Fóruns concorre especificamente para um dos objectivos do projecto, que consiste na activação de uma maior participação das pessoas em situação de pobreza/ exclusão nos processos de tomada de decisão, iniciativa e mudança sobre as situações que directamente lhes dizem respeito, procurando capacitá-los para o efeito.
Assim, serão realizados dois Fóruns, respectivamente, com a representação de três concelhos. O primeiro Fórum abrange os concelhos de Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vizela e decorrerá no dia 27 de Maio de 2010, no Centro de Estudos Camilianos (Seide S. Miguel – V.N. de Famalicão). O segundo Fórum juntará os concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho e tem data marcada para o dia 16 de Junho de 2010, no Centro Cultural de Vieira do Minho.
A realização destes fóruns tem como objectivos: sensibilizar, reflectir e debater sobre a importância e práticas de empowerment/participação social e cívica das pessoas em situação de vulnerabilidade social, no combate à pobreza e à exclusão ao nível local; e definir formas de dinamização (acções, projectos) do envolvimento e participação destas pessoas na vida da comunidade, que possam ser implementadas e desenvolvidas ao nível local.
A iniciativa tem como destinatários beneficiários da medida de Rendimento Social de Inserção (RSI), dirigentes e técnicos de entidades públicas e privadas com responsabilidades directas ou indirectas no combate à pobreza e à exclusão social. Cada concelho far-se-á representar com 18 elementos.
Cada Fórum será constituído por três grupos de trabalho heterogéneos entre si, beneficiários do RSI, dirigentes e técnicos dos diversos sectores, perfazendo um total de 54 participantes em cada Fórum.
Os grupos de trabalho contarão, respectivamente, com a presença de um dinamizador/a (a quem caberá colocar as questões com recurso a um guião, bem como a construção de sínteses parcelares) e de um relator/a, que terá como função, para além da redacção, a apresentação das conclusões do grupo ao plenário, no final de cada fórum.
Numa segunda fase, a coincidir com o segundo semestre do ano, em cada concelho que integra a parceria deste projecto, vão ser dinamizadas diversas acções para assinalar este Ano Europeu.
Em Vizela, para meados de Outubro, está prevista a realização de uma marcha que irá percorrer vários pontos, através da mobilização das várias entidades, públicas e privadas, do concelho, com responsabilidades directas ou indirectas no combate à pobreza e à exclusão social, designadamente as escolas e a instituições particulares de solidariedade social.