Numa organização da Federação de Motociclismo de Portugal e pelo Motor Clube de Guimarães, o concelho de Fafe vai receber a “2010 FIM ENDURO WORLD CHAMPIONSHIP”.
O percurso total é de aproximadamente 60 km, dos quais oito constituem especiais, destacando-se duas provas na zona do Passadouro (Estorãos); uma Zona Espectáculo na serra do Maroiço, freguesia de Monte, e a “Super Especial Nocturna” no Parque da Cidade, que terá lugar na sexta-feira, dia 16.
Aliás, o Parque da Cidade, e o Multiusos em particular, acolherão toda a logística da prova. O Pavilhão Multiusos de Fafe será sede do Secretariado (sala de imprensa, sala de júri e sala de cronometragem).
A organização dá já como certa a presença das grandes marcas representadas pelas equipas de topo, e de cerca de uma centena de pilotos que constituem a nata mundial da especialidade.
Assim, para além da vertente desportiva, cujo sucesso está à partida assegurado pela quantidade e qualidade dos participantes e das suas máquinas, há que contar com outro espectáculo paralelo, que resulta do colorido e animação que invadirá o Parque da Cidade e que com toda a certeza transbordará para a cidade, uma vez que a estrutura logística em torno de uma prova do Mundial de Enduro é algo de grandioso e espectacular.
Por outro lado, A cidade será “invadida” por forasteiros, dado que, para além dos 4.000 espectadores esperados, a acompanhar os concorrentes estarão cerca de quinhentas pessoas, entre mecânicos, engenheiros, sponsors, directores desportivos e familiares.
Os responsáveis pela organização desta prova do 2010 FIM ENDURO WORLD CHAMPIONSHIP consideram ainda que “tratando-se de um evento com grande audiência em países como Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Grã-Bretanha, Polónia, Eslovénia, Estados Unidos, Austrália, Finlândia, Suécia, Holanda, Eslováquia e Portugal, é segura a presença de mais de 20 jornalistas estrangeiros e igual número de jornalistas portugueses”, em representação das principais publicações da especialidade, bem como de outros meios de comunicação nacionais e estrangeiros.
Não deixa de ser importante salientar que cada Grande Prémio da FIM ENDURO WORLD CHAMPIONSHIP é, habitualmente, televisionado em cerca de 15 milhões de lares de 36 países europeus.
O Município de Fafe patrocina assim um evento, cuja inquestionável notoriedade, é uma imperdível oportunidade de promoção do concelho, não só no plano nacional mas também além fronteiras.
À visibilidade que será dada a Fafe através dos media em todo o mundo, há que adicionar o retorno financeiro que o evento tem para a economia local e que, segundo estudos já efectuados em outras provas do WEC, não pode ser subestimado, reflectindo-se essencialmente na área da restauração e hotelaria, mas fazendo-se sentir noutros sectores, como Bares e cafés, supermercados e gasolineiras
Paralelamente, no Pavilhão Multiusos de Fafe, será possível encontrar os mais diversos modelos e equipamentos para a prática motociclista numa exposição que estará patente ao longo de todo o evento.
A Naturfafe - Régie Cooperativa, entidade responsável pela promoção turística do concelho de Fafe, desenvolveu um programa que visa levar ao conhecimento de todos o melhor da gastronomia local, denominando-o de "Enduro Gastronómico".
16 restaurantes, devidamente identificados e cuja localização se encontra sinalizada no Pavilhão Multiusos, propõem-se receber todos os visitantes com as suas obras primas gastronómicas que, além da Doçaria darão a provar um prato de carne e um prato de peixe em alternativa, bebida, vinho verde ou outro, pelo preço fixo de menu “Enduro Gastronómico” de 12,50€.
Em anexo, ainda que correndo o risco de estar a repetir informação, reenvio o press release do Motor Clube de Guimarães, sobre a parte mais técnica desta prova da FIM ENDURO WORLD CHAMPIONSHIP, bem como recomendo a visualização do vídeo de apresentação da prova, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=n61wM1BDiy4.
Em www.correiotv.com pode ainda visualizar o vídeo da festa de apresentação, realizada no Mercado Bar em Fafe, onde várias figuras ligadas ao evento falam àquele órgão de informação sobre o mesmo.
Com os melhores cumprimentos e sempre disponível para qualquer esclarecimento adicional,
-----------------------
António Ferreira Leite