Refira-se que, neste momento, o concelho de Vizela não tem nenhum utente sem médico de família. Quanto a Guimarães, a percentagem de utentes sem médico de família é baixa. “Hoje, podemos dizer que as comunidades de Guimarães e Vizela são servidas, em termos de saúde, por excelentes profissionais em excelentes condições físicas. A excelência é, por isso, a nossa tónica central, que certamente vai continuar no trabalho que iremos desenvolver neste Conselho da Comunidade”.
Na reunião desta tarde, foi sublinhada a importância das Unidades de Cuidados de Saúde na Comunidade, pelo que ficou a promessa da criação de uma unidade - que terá o objectivo de fazer a articulação com a rede de Cuidados Continuados - em cada Centro de Saúde dos concelhos de Guimarães e Vizela.
O Director Executivo do ACES anunciou, ainda, a vontade da criação de um Observatório de Saúde, com vista a serem encontradas as “prioridades” no âmbito da saúde. Novidade, também, é a criação da Unidade de Recursos de Saúde Partilhados. “O trabalho de equipa será melhor quanto melhor houver articulação entre os profissionais de saúde” reiterou Castro Freitas que aproveitou, ainda, a oportunidade para anunciar que a Central de Esterilização – actualmente presente em todas as unidades de saúde – vai passar a funcionar, apenas, em Vizela. “É a única forma de funcionar bem”.
Pelo trabalho que tem desenvolvido, esta tarde foi lido pelo Presidente da Assembleia Municipal de Vizela, João Cocharra, membro deste Conselho da Comunidade, um voto de louvor e reconhecimento dos utentes de Vizela.
Refira-se que o Conselho da Comunidade volta a reunir no próximo dia 5 de Maio, com vista à discussão do Plano Estratégico do Agrupamento de Centros de Saúde Guimarães / Vizela.
Gab. Comunicação da CM Vizela
19 de Abril de 2010