"Pai Herói" nome dado pelo povo a um talho que acabou

Em 1984 a abertura de um talho na rua Ferreira Caldas revolucionou todo o comércio de carne verdes e fumadas em Vizela com preços inacreditáveis. Um dos sócios era parecido com um personagem da telenovela brasileira "Pai Herói". O povo pegou nas semelhanças e deu o nome ao talho que chegou a Vizela disposto a bater toda a concorrência. 26 anos depois, os últimos representantes do "Pai Herói" (agora Vizelcarne) partiram de Vizela passando os dois talhos ao grupo Meireles.


Em 1984 cinco sócios, entre os quais João Alves (dono de dois talhos em Guimarães, um deles o "Vitória"), mais José de Sousa e Silva (com sotaque brasileiro), chegavam a Vizela e abriam um talho com preço de carne imbatível. A concorrência não gostou, mas o povo corria em catadupa à rua Ferreira Caldas. Com este talho chegavam também a primeiras máquinas digitais. Uma novidade que alguns não gostaram habituados aos pratos e pesos.
Vozes dispostas a descredibilizar o talho que vendia carne a preço inacreditável, inventaram todo o tipo de mentiras que passavam por criar dúvidas sobre a qualidade da carne, das balanças, etc.

O povo não quis saber disso e fazia filas para comprar a carne a preço da chuva. E o povo resolveu tratar por "Pai Herói" um dos sócios pois para além de ser parecido com um actor da novela com o mesmo nome era tido como bondoso pois permitia que os pobres comessem carne mais vezes. E a partir daí toda a gente conhecia o talho por "Pai Herói".

Mais tarde, José de Sousa e Silva comprou as quotas dos seus amigos e tornou-se dono absoluto do Talho Pai Herói. Mais recentemente, já com o seu genro António Barbosa como gerente, abriu o talho Vizelcarne na rua Dr. Abílio Torres e outro na avenida Abade de Tagilde. Sempre com muita clientela, mas longe do folgor de 1984.

Agora os talhos foram passados ao Grupo Meireles (tem mais de duas dezenas de talhos) e assim acabou o último vestígio do Pai Herói em Vizela.
António Barbosa parte para Braga onde reside e tem um talho e o seu sogro José de Sousa e Silva está reformado e padece de saúde. Ambos fizeram muitos amigos em Vizela.
O Pai Herói foi mesmo pai herói em Vizela.


Partilhar