Callidas Clube evoca hoje 36 anos de fundação

Este sábado, dia 6, esta colectividade tem um vasto programa que culimina com um jantar comemorativo na Casa do Park.

O Cállidas foi fundado a 1 de Fevereiro de 1974 estando sediado em primeira instância na estrada nacional 106 (acima 30 metros da rotunda do Castelo). O hóquei em patins e o andebol foram duas modalidades que deram grande visibilidade a esta colectividade a nível nacional chegando a defrontar o Porto em hóquei e andebol para a Taça de Portugal.

O CC foi também colectividade pioneira na realização de torneios de futebol de salão organizados na decada de 70 no ringue do Parque de Tiro onde está hoje isntalada a discoteca Park Club e o restaurante Casa do Park.

O andebol é a modalidade que continua em expansão nesta colectividade agora sediada na Praça da República onde tem sede própria.
António Manuel Teixeira Ferreira, comerciante vizelense (Talho das Termas), é o actual presidente da Direcção do Callidas.

-------------------

HISTORIAL
www.callidasclube.com


O Callidas Clube surgiu em 1974. Nessa altura um grupo de jovens motivados pela ausência de vida associativa e social em Vizela, decidiu criar aquilo que de inicio seria apenas um clube de amigos.

O que é certo é que o número de pessoas a aderirem aos ideais desse grupo de amigos foi aumentando, tendo esses novos elementos juntamente com os já existentes formado um grande grupo que possibilitou a realização de diversas actividades.

Ao fim de algum tempo o Callidas Clube tinha já uma variedade de secções, onde se incluíam as modalidades amadoras de hóquei em patins, andebol, voleibol feminino, minigolfe, futebol de salão e uma secção recreativa super activa que organizava as festas de passagem de ano, Carnaval etc.

A partir de determinada altura, e porque o clube era formado por pessoas muito jovens que seguiram a sua vida universitária e profissional, o clube interrompeu a sua actividade oficiosamente.

É então que em 1992 um outro grupo de jovens imbuído no mesmo espírito da primeira geração de fundadores do clube decide reavivá-lo. A tarefa era laboriosa. A sede social do clube estava em mau estado de conservação, tendo sido necessário repará-la com as voluntariosas mãos desses novos fundadores.

O clube não tinha nenhuma actividade e era praticamente desconhecido para a maioria dos jovens Vizelenses. Mas paulatinamente o número de amigos do clube começou a aumentar e de novo foi possível trazer o clube de volta á ribalta. No reinicio da sua actividade o clube era conhecido por ser talvez o maior dinamizador cultural e recreativo de Vizela mas de uma forma pouco organizada.

Hoje, e devido às várias reestruturações do clube, a vertente cultural e recreativa está em franco progresso, em paralelo com uma secção de andebol que movimenta cerca de 150 jovens de ambos os sexos e uma secção de campismo e montanhismo.

Como objectivo futuro pretende-se incentivar a adesão de novos elementos ao grupo de trabalho de forma a que, com as ideias e vontade de cada um, se possa levar o nome do Callidas Clube e de Caldas de Vizela bem alto.




Partilhar