É de salientar que todo o edifício da Junta de Freguesia se encontrava repleto de gente. O festival contou, sem dúvida, com a presença de mais gente que no ano transacto. Em representação da Câmara Municipal de Vizela, esteve presente o Vereador, Alberto Machado.
Este evento serviu não só para vincular uma tradição antiga que já se havia perdido no tempo, mas também para proporcionar um intercâmbio entre as várias freguesias representadas pelos seus grupos, nomeadamente: as Freguesias de Tagilde, Cepães (Fafe), Polvoreira e Tabuadelo (Guimarães).
A animação esteve a cargo de 7 grupos musicais: Grupo de Crianças do ATL da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI de Tagilde, Grupo de Reis de Tagilde, Grupo Folclórico de Cepães, Four Men’s e sua Banda, Grupo Coral de Tagilde, Grupo de Jovens de Polvoreira e Grupo Folclórico e Recreativo de Tabuadelo.
Quando terminou o espectáculo, ainda houve tempo para um “pezinho” de dança e a confraternização entre os vários grupos participantes. Nem as más condições climatéricas impediram o êxito deste evento cultural que acabou por animar e aquecer esta noite de inverno.
O Festival de Reis de Tagilde é sem dúvida um evento a manter, para que a tradição se enraíze nos mais jovens, perpetuando-se, para assim sobreviver ao passar dos tempos.
O Cantar dos Reis transmite uma mensagem de paz, alicerçada na mensagem de Jesus Menino e alimentada pelo desejo de um Bom Ano para todos.
A Junta de Freguesia de Tagilde agradeceu a todos a sua participação e o contributo dado para o sucesso deste II Festival de Reis de Tagilde.