Discurso do novo Presidente dos Bombeiros de Vizela

As palavras de João Ilídio Costa no acto de posse do passado sábado aqui no ddV na íntegra.



Uma nova página se vira na longa vida desta Associação.

Um novo acontecimento importante se vive e se escreve – hoje – na sua história e para memória futura.

Esta Real Associação, das poucas a nível nacional que destacam no seu nome o galardão Real atribuído em 10 de Junho de 1905 por sua alteza o Rei D. Carlos, está prestes a celebrar 133 anos de existência.

133 anos de dedicação de muita gente, com muito amor, com muito sacrifício, com muitos factos insólitos, uns muito tristes, outros muito alegres, factos que marcaram a vida de muitos que por aqui passaram, servindo esta casa e esta causa, e de muita muita gente que foi servida, muita muita gente que recebeu dádivas de acompanhamento, de bem-estar, de alegria, de amor desinteressado, de resolução de problemas sempre na senda de “fazer o bem sem olhar a quem”.


Por todas estas razões é para mim uma honra servir esta casa devotada a uma tão nobre causa.

Perante tudo isto, todas estas evidências e todos estes factos, meus bons amigos, e deixem-me que vos trate por bons amigos, e/ou bons amigos desta casa, pois não acredito que haja alguém que não goste dos bombeiros, só me resta dizer 3 coisas:


- A primeira, fazer uma homenagem e um reconhecimento a todos, sem excepção – bombeiros e elementos dos corpos sociais, que me antecederam no serviço e no desempenho, que já não estão connosco, e que tanto deram de si aos outros, desinteressadamente, sempre e só com um objectivo claro de serem úteis e de servir. Na pessoa do fundador desta instituição Armindo Pereira da Costa presto uma homenagem sentida a todos – ilustres, conhecidos e anónimos. Que Deus os compense e lhes pague pelo muito bem que fizeram.

- A segunda, felicitar todos os vivos, também sem excepção, todos os que me antecederam no serviço e nas responsabilidades e que, como os primeiros, deram o seu tempo, o seu conhecimento, a sua dedicação, mas sobretudo o seu coração aos bombeiros e a esta casa. Na pessoa do último presidente que me antecedeu e que agora cessa funções, meu caro amigo António Manuel Pacheco, que durante 18 anos deu o seu contributo e o seu melhor e muito da sua vida a esta associação, congrego a todos e felicito-os com um forte abraço de amizade.

Em terceiro, quero agradecer e destacar as pessoas e entidades abaixo pelo seu contributo e pela sua ligação/empenho às nossas causas comuns:

- a todos os elementos dos actuais corpos sociais agora empossados, que tão generosamente aceitaram o meu convite e se dispuseram a fazer uma longa caminhada comigo na procura de uma realização de serviço pessoal “dar com entusiasmo um pouco de si mesmos aos nossos bombeiros e viver com eles a máxima do Auxilium in Periculo”.

- a todos os que pugnam pelos mesmos ideais noutros organismos e serviços, como sejam a Liga e todas as associações e corporações com quem convivemos, compartilhamos esforços e cooperamos.






- a todos os que integram organismos públicos e oficiais, como seja o Governo Civil, a Federação, as Forças da Ordem e a Autarquia, com quem partilhamos e distribuímos responsabilidades, de carácter institucional, regulador, fiscalizador, operacional, financeiro e de apoio social. Destaco neste particular o Exm.º Presidente da Câmara, Sr. Dinis Costa, aqui presente e a quem felicito, com quem esperamos estabelecer uma ponte de ligação permanente de diálogo e de cooperação.

- aos presidentes de Junta e aos Párocos, pela sua disponibilidade de ajuda na informação e na cooperação.

- a todos os associados e a todos os que brevemente esperamos ter como sócios, pois no seu todo constituem o poder e a força da associação, donde saem todos os elementos com responsabilidade nos órgãos sociais, garantes da sua continuidade e afirmação, que a partir de agora é liderada pelo caro amigo General Cipriano Alves.

- às comissões de freguesia e de trabalho, elementos determinantes na nossa acção financeira.

- a todos os beneméritos e amigos, esperando poder continuar a contar com eles no futuro.

- a todos os cidadãos, pelo carinho e apoio com que sempre presentearam esta associação e quem a serve..

- à comunicação social, pela sua permanente disponibilidade na informação.


Por último, uma palavra e a mais importante: ao comando, aos nossos bombeiros e a todos os que integram o quadro auxiliar, com um destaque especial para o nosso capelão e quadro médico: “vocês são a alma desta casa, sem vocês ela não existiria; vocês são a ponte de salvação junto das pessoas e dos seus haveres em todas as suas necessidades”.

É sobre vocês, como pessoas, como cidadãos e como bombeiros que vai incidir a nossa atenção. Precisamos de vocês todos bem formados e motivados, pois os desafios e as solicitações serão cada vez mais difíceis e mais árduos.

Só com uma boa disciplina e preparação e com um moral muito elevado conseguiremos fazer tudo o que é preciso, fazendo-o bem feito.

Permitam-me que termine com uma saudação muito especial ao ex-comandante Rogério Caldas pela sua dedicação e pelo excelente trabalho que desenvolveu no corpo activo desta corporação. Ele queria ir embora, mas eu não o deixei: esta é a sua casa que ainda precisa muito dos seus conhecimentos e dedicação.

Auguro os maiores e melhores êxitos para esta associação.

Desejo a todos um BOM E FELIZ ANO DE 2010.

João Costa

Partilhar