Atletas vizelenses correm na Irlanda

Portugal poderá conseguir duas ou mesmo três medalhas na prova de seniores femininos do Campeonato da Europa de Corta-Mato, cuja 16.ª edição se realiza domingo, em Dublin (Irlanda).


Das seis equipas nacionais que se apresentarão a competir, nos escalões de juniores, sub-23 e seniores, masculinos e femininos, a principal formação feminina é aquela que tem mais possibilidades de chegar aos pódios individual e colectivo.

Jessica Augusto e Inês Monteiro foram segunda e terceira classificadas, respectivamente, na competição do ano passado, em Bruxelas.
Este ano, não só não encontrarão a campeã em título, a holandesa (de origem queniana) Hilda Kibet, que estará ausente, como ainda têm manifestado, ao longo das últimas provas, estarem em excelente momento de forma. Uma ou outra já derrotaram as restantes principais candidatas a lugares no pódio.
A mais perigosa, tanto mais que correrá no seu país, parece ser a irlandesa Mary Cullen, quarta classificada há um ano e que, depois disso, foi terceira nos 3000 metros do Europeu de pista coberta, muito perto de Sara Moreira, que então conquistou a medalha de prata.
Já a espanhola Rosa Morató, quinta há um ano, e a holandesa Adrienne Herzog, então sexta, não parecem em condições de derrotar as duas portugueses, se estas correrem ao seu melhor nível.

Para além das medalhas individuais - das quais uma terceira atleta nacional, Dulce Félix, poderá não distar muito -, Portugal apresenta-se como grande favorito ao título colectivo que, a concretizar-se, será o sétimo de sempre, todos eles conquistados a partir de 1998.
A selecção da Grã-Bretanha, que foi segunda classificada nos últimos cinco anos, deverá ser a principal opositora. Para além das duas candidatas a medalha e de Dulce Félix, Portugal apresentará mais três atletas capazes de rondar os dez primeiros lugares: Anália Rosa, que foi sétima no ano passado, Sara Moreira e Ana Dias. Pontuarão as quatro atletas melhor classificadas de cada equipa.

No sector masculino, as aspirações portuguesas são diminutas, tanto mais que falta Rui Pedro Silva, nono classificado há um ano mas que optou agora por uma aposta na maratona.
Portugal foi oitavo no ano passado, a pior classificação de sempre (havia sido quinto em 2004 e 2005). Este ano, serão menos as equipas (10 em vez de 12) e é de crer que as classificações individuais sejam um pouco melhores.

Individualmente, o mais credenciado dos atletas nacionais é Eduardo Mbengani, que no ano passado se estreou com um 38.º lugar, três meses depois de se naturalizar português (nasceu no Congo mas vive em Portugal desde criança).

Foi segundo no recente Cross de Oeiras, muito perto do campeão mundial Gebre Gebremarian, feito notável mesmo correndo este em economia de esforço. Deu indicações de que se poderá aproximar, ou até entrar, nos dez primeiros.

O ucraniano Sergey Lebed, oito vezes campeão e dez vezes no pódio nos últimos 11 anos, é mais uma vez favorito, a par do britânico Mo Farah, campeão em 2006 e segundo no ano passado.

A Espanha, campeã em 2007 e 2008, á a principal candidata ao título colectivo.
Nos escalões mais jovens, as aspirações portuguesas são limitadas. Joana Costa, 12ª há um ano, no escalão de sub-23, é, à primeira vista, quem poderá conseguir melhor classificação.


PROGRAMA (horas portuguesas, iguais às locais):
10.15 h - Juniores (F) - 4 km
11.00 h - Juniores (M) - 6 km
11.40 h - Sub-23 (F) - 6 km
12.25 h - Sub-23 (M) - 8 km
13.15 h - Seniores (F) - 8 km
14.10 h - Seniores (M) - 9 km


SELECÇÕES NACIONAIS:


SENIORES (M)
Eduardo Mbengani (Conforlimpa)
José Rocha (Maratona)
Ricardo Ribas (Conforlimpa)
Alberto Paulo (Marítimo)
José Ramos (Conforlimpa)
Licínio Pimentel (Conforlimpa)


SENIORES (F)
Inês Monteiro (Individual)
Jessica Augusto (Individual)
Dulce Félix (SC Braga)
Anália Rosa (Maratona)
Sara Moreira (Maratona)
Ana Dias (C. Benfica Faro)


SUB-23 (M)
João Silva (J. Vidigalense)
Tiago Costa (SC Braga)
António Silva (CP Mangualde)
Bruno Albuquerque (Sporting)
Vitor Reis (GR Pr. Salema)
Pedro Vieira (NA Joane)


SUB-23 (F)
Joana Costa (SC Braga)
Solange Jesus (Adercus)
Ana Ferreira (Estreito)
Tânia Silva (Liberdade)


JUNIORES (M)
Rui Pinto (UD Várzea)
José Costa (FC Porto)
Luís Mendes (Estreito)
Diogo Lourenço (O. Vianense)
Nuno Santos (V. Rei)
Hugo Daniel (Liberdade FC)


JUNIORES (F)
Daniela Cunha (UD Várzea)
Catarina Ribeiro (FC Vizela)
Salomé Rocha (FC Vizela)
Sónia Lima (UD Várzea)
Susana Godinho (Benfica)
Marta Martins (FC Porto)

Fonte: O Jogo

Partilhar