Associação do Minho felicita Federação Portuguesa de Ciclismo e Liberty Seguros

A Direcção da Associação de Ciclismo do Minho felicitou a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Liberty Seguros pela celebração do protocolo de cooperação que assenta em princípios de ética desportiva e da protecção dos novos talentos envolvidos nas selecções Nacionais de ciclismo.



Defendendo a ética desportiva e a protecção dos novos talentos envolvidos nas selecções Nacionais, o protocolo prevê a criação da “Caderneta de Saúde Liberty Seguros”, um “passaporte biológico” que monitorizará os valores fisiológicos de todos os corredores potencialmente seleccionáveis, desde o escalão de cadetes até aos sub-23.
Válido até aos Jogos Olímpicos de 2012, o acordo contempla a realização de sessões formativas e preventivas da dopagem, um seminário internacional e o patrocínio da Liberty Seguros às selecções nacionais de ciclismo (estrada, BTT, BMX e pista). O documento, subscrito por Artur Moreira Lopes (Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo) e José António Sousa (Presidente e CEO da Liberty Seguros Portugal) associa também aquela empresa à Taça de Portugal de Ciclismo de Estrada que passará a designar-se “Taça de Portugal Liberty Seguros”.

Em mensagem dirigida a Artur Moreira Lopes e a José António de Sousa a Direcção da ACM "felicita vivamente" as duas entidades "por mais esta iniciativa em prol de um desporto saudável e limpo, respeitando os nobres princípios da ética, do espírito e da verdade desportiva". "ACM tem pugnado pelo “jogo limpo” e também ela permanecerá firme e determinada na defesa da ética desportiva”, afirmaram os dirigentes da ACM.
Recorde-se que a Associação de Ciclismo do Minho lançou recentemente o manifesto “jogo limpo”, um compromisso público em defesa da ética desportiva e contra o doping, que advoga o desporto como uma escola de virtudes em que devem imperar princípios e valores como a ética, a honestidade, o espírito e a verdade desportiva.
O manifesto nacional, lançado com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo e que pode ser subscrito em www.acm.pt, tem recolhido o apoio de inúmeras individualidades e entidades.

Subscreveram o documento, entre outros, Vicente Moura (Presidente do Comité Olímpico de Portugal), Artur Lopes (Presidente da FPC), Vicente Araújo (Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol), José Luís Ferreira (Presidente da Federação de Triatlo de Portugal), João Salgado (Presidente da Federação Nacional de Karaté), Luís André Couto (Presidente da FADU - Fed. Académica do Desporto Universitário), Tony Carreira, Mickael Carreira, José António Sousa Alves Barbosa, Joaquim Gomes, Delmino Pereira, Mário Wilson, Manolo Vidal, Neno, Dimitre Nikolov, João Lagos, Ricardo Marinheiro (Vice-Campeão do Mundo de BTT - XCO), Luís Leão Pinto (Campeão Nacional de Maratonas), os Governadores Civis de Braga e de Viana do Castelo, os vereadores do desporto Amadeu Portilha (Guimarães) e Rui Pereira (Esposende) José Luís Algarra, os jornalistas Miguel Barroso, Rui Santos, Carlos Raleiras, Marinho Neves, Fernando Emílio, Miguel Carvalho, Guita Júnior, Alexandre Silva, Carlos Pinto e José Miguel Pereira.

Partilhar