Comunicado da Coligação PSD/CDS "Lustosa Viva"

Vimos por este meio esclarecer toda a população de Lustosa, sobre a Reunião para a instalação da Junta de freguesia e posterior eleição dos Vogais da Junta e da Mesa da Assembleia de Freguesia, que teve lugar no dia 03/11/2009, no edifício Sede da Junta de Freguesia de Lustosa.


Comunicado

“Lustosa Viva!”

Vimos por este meio esclarecer toda a população de Lustosa, sobre a Reunião para a instalação da Junta de freguesia e posterior eleição dos Vogais da Junta e da Mesa da Assembleia de Freguesia, que teve lugar no dia 03/11/2009, no edifício Sede da Junta de Freguesia de Lustosa.

Nessa Reunião e conforme consagra a lei, o Sr. Amâncio Santos, na qualidade de cidadão que encabeçou a lista mais votada, apresentou sucessivamente cinco listas à votação, com os nomes para os vogais da Junta, que foram democraticamente rejeitadas pelos cidadãos eleitos (4 votos a favor e 5 votos conta). De seguida e para espanto de todos os presentes, decidiu encerrar a reunião de forma abrupta e sem esboçar qualquer tentativa de dialogo com as restantes forças políticas, após propor à votação somente 5 listas de entre as 28 listas possíveis!

Por aqui se vê que, apenas pela falta cultura democrática, de diálogo e da teimosia do Sr. Amâncio Santos, o Elenco da Junta não foi eleito! Ele que tanto se gabava em público das suas notáveis capacidades negociais, desiludiu! Talvez pensasse que, tal como à quatro anos atrás, existisse, novamente, alguma pessoa nas outras forças políticas com espírito fraco e falta de ética… mas ENGANOU-SE!

Em Lustosa ainda existem pessoas com ética, moral, respeito e capazes de defender as causas da população e não exclusivamente o seu interesse pessoal!

A atitude que tomou na reunião, testemunha de forma clara e evidente, o feitio prepotente e anti-democrático de actuar do Sr. Amâncio Santos. O que ele fez é fortemente lesivo dos interesses da nossa freguesia, que assim se vê privada de ter um executivo de Junta que comece, desde já, a trabalhar em prol de Lustosa.

Pela parte da coligação PSD/CDS-PP “Lustosa Viva!”, defendemos, de modo firme e inabalável, aquilo que a população tinha dito nas urnas: o PS não teve maioria absoluta e, como tal, deve governar em conjunto com a Coligação PSD/CDS-PP e o Movimento Independente “Lutar por Lustosa”. Afirmo que estávamos dispostos a aprovar, pelo menos, 10 das possíveis listas para o elenco da Junta de Freguesia, porque apesar de termos preferências, estávamos dispostos a sacrificar essas nossas escolhas de modo a evitar a paralisação da Junta de Freguesia até porque a anterior junta não pode continuar o mandato, pois a junta anterior saiu de uma assembleia de freguesia que já não existe. Assim e pelo menos até à provável nomeação de uma comissão administrativa (que se manterá em funções até à realização de novas eleições), pelo Governador Civil do Porto, não haverá ninguém que execute as atribuições públicas que a lei encarregou a Junta de Freguesia de prosseguir!

Pela nossa parte, continuaremos a seguir uma conduta integra, respeitadora da lei e que espelhe a vontade dos eleitores demonstrada nas urnas, não usando da mentira e do embuste que transparece do comunicado emitido pelo Sr. Amâncio Santos e afixado nos cafés de Lustosa. A verdade e a nossa vontade de trabalhar pela freguesia, irão, certamente, prevalecer sobre a mentira e a demagogia, para bem da população de Lustosa!


“Lustosa Viva”
Coligação PSD/CDS-PP

Partilhar