Burla eleitoral

Protesto da Missão Minho


BURLA ELEITORAL


1 - Ao anunciar a renúncia ao cargo de deputado, logo no primeiro dia dos trabalhos da Assembleia da República, o número um da lista do PSD, pelo Círculo Eleitoral de Braga, demonstra um total desrespeito pelos eleitores que nele votaram, pelos cidadãos do distrito e pelo minho em geral.

2 - Esta situação é, como ao longo da campanha tínhamos dito, a prova cabal de que os partidos brincam com os eleitores manifestando um total alheamento pelos seus problemas e interesses.

3 - Esta situação não e inédita, já nas anteriores eleições legislativas o então cabaça de lista, pelo PSD, pelo distrito de Braga, também desistiu de ser deputado logo após a sua eleição. João de Deus Pinheiro foi uma escolha dos órgãos nacionais e distritais do PSD, pelo que será de esperar que os representantes desses órgãos peçam públicas desculpas aos eleitores do distrito de Braga.

4 - Não nos surpreende esta atitude até porque, tal como tínhamos dito e previsto, o ordenado de deputado talvez não seja tão aliciante quanto as reformas e subvenções políticas auferidas por quem agora renuncia representar aqueles a quem há poucos dias pediu o voto.

5 - Mas apesar da escolha eleitoral ser sempre soberana, logo respeitável, não podemos deixar de dizer que quem vota cegamente em partidos sem se preocupar com as pessoas em concreto, que representam os eleitores e as regiões, ficam com menos legitimidade para criticar o funcionamento de parlamento e má prestação dos deputados.

6 - Uma democracia responsável implica políticos responsáveis, mas não prescinde de eleitores que também o sejam. Nenhum político, nem nenhum partido, se sentirá obrigado a mudar de comportamento se os eleitores a isso os não obrigarem.

7 - Lamentamos, e condenamos, aquilo que aconteceu e estaremos atentos para verificar se outros seguirão o mesmo caminho. Pela nossa parte, enquanto movimento de cidadãos empenhados na defesa do minho, não deixaremos de intervir, nem de dizer presente.

O minho merece mais e muito melhor.

Braga, 16 de Outubro de 2009

O Movimento Missão Minho

Partilhar