A rua Dr. Abílio Torres deveria ter sido tema de proposta e de debate a todos os vizelenses em geral

Carta de Francisco Silva


A meu ver, a alteração brutal que vai sofrer a rua Dr. Abílio Torres deveria ter sido tema de proposta e de debate a todos os vizelenses em geral. É inadmissível alterar a configuração de Vizela de maneira tão radical sem a aprovação do povo. Somente depois de ouvir a voz de alguns vizelenses é que me deixou a pensar... uma larga maioria não concorda com esta alteração.

"É uma estupidez", "Não tem lógica", "não há direito", etc etc são os termos que mais se ouvem em Vizela. Se assim é, então onde está o respeitar da vontade do povo? Onde está a democracia? Esta alteração deve-se à vontade e ao "sonho" de um punhado de pessoas. Eu sonho com saúde, com férias, com bem estar... mas há quem "sonhe" com alterar a rua Dr. Abílio Torres para um só sentido de trânsito como há uns dias vinha num dos jornais da terra. "É um sonho que sempre tive". Mas tudo bem... cada qual sonha com o que quer. Nunca mais iremos entrar em vizela pelo seu lado mais "especial".

Passar o antigo castelo, entrar sobre a ponte com seus vasos floridos, passando a entrada do parque das termas e antigas "barracas" para chegar à Igreja de S.João... Tudo bem que esta situação tambem acontece em outras cidades, mas lá, há mais alternativas. Aqui em vizela apenas teremos uma. A variante. No caso de haver algum acidente ou outro problema, pára tudo! Ou teremos que voltar para trás e contornar Vizela por Santa Eulália para escapar ao problema nesses dias? Uma pessoa que venha do lado da Cruz Caída terá que contornar vizela pelo quartel dos bombeiros para se dirigir à igreja de S.João? Ou até para ir à Segurança Social? Mas há algum tipo de lógica nisto?

Olhemos por exemplo o caso das Taipas. A variante existe para desviar o trânsito, mas a alternativa "centro" permanece. O estacionamento extra não irá resolver o problema das pessoas ingénuas e sem respeito que hoje em dia estacionam onde não devem para se dirigirem à farmácia. No caso da avenida abade Tagilde chegam mesmo a estacionar ao lado de lugares vagos apenas com preguiça cerebral para fazer a manobra de estacionamento. Um separador central com pouca altura no eixo da via não resolveria de vez o problema dessa avenida? Até no Pingo Doce de S.João os lugares para deficientes são em geral TODOS ocupados pela estúpidez e falta de respeito de alguns.

Mas voltemos ao caso da rua Dr. Abílio Torres. Essas mesmas pessoas irão ocupar sem escrúpulo os lugares de cargas e descargas que se irão criar para se dirigirem á farmácia ou fazerem o euromilhões à pressa. Alguém tem dúvidas?

Ou pior... vai o carro parar acima do passeio. Vamos esperar para ver... entretanto irei continuar a mostrar a minha indignação pela mudança radical que a rua Dr. Abílio Torres irá sofrer. É para retirar poluição a Vizela? Com um pulmão tão grande mesmo aqui ao lado que é o parqe das termas? Coitadas das cidades sem parque natural.

As pessoas andarão la de máscara? ratem mas é do rio como já o prometem há anos! Onde está a piscina municipal? Temos que nos deslocar a Guimarães para termos condições. Parece que alguns perderam rapidamente a memória em poucos anos. Srs políticos, nunca se esqueçam de uma coisa: Vizela é do povo vizelense, não apenas vossa para satisfazerem caprichos pessoais enquanto tem o poder nas mãos.

Francisco Silva
chico.celia@sapo.pt

Partilhar