Peregrinação anual à Penha do Arciprestado de Guimarães e Vizela ocorre este domingo


A peregrinação anual do Arciprestado de Guimarães e Vizela ao Santuário Eucarístico-Mariano da Penha, em Guimarães, vai ter um figurino diferente do tradicional. Este ano, o andor de Nossa Senhora e o extenso cordão da peregrinação dará entrada no recinto pela nova Praça-Anfiteatro, na zona central do santuário.


A Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha convida todas as pessoas para participarem na peregrinação anual do Arciprestado de Guimarães e Vizela ao Santuário Eucarístico-Mariano da Penha, domingo, dia 13 de Setembro.

- Peregrinação vai dar entrada no Santuário pela zona central do recinto
- Irmandade concentra comerciantes no Largo do Hotel
- D. António Couto preside à grandiosa peregrinação mariana

A peregrinação anual do Arciprestado de Guimarães e Vizela ao Santuário Eucarístico-Mariano da Penha, em Guimarães, vai ter um figurino diferente do tradicional. Este ano, o andor de Nossa Senhora e o extenso cordão da peregrinação dará entrada no recinto pela nova Praça-Anfiteatro, na zona central do santuário. Pretendendo redisciplinar o espaço sagrado e a envolvente, a Irmandade vai igualmente concentrar os comerciantes ambulantes no Largo do Hotel.


O Bispo Auxiliar de Braga D. António Couto preside, no próximo domingo, à grandiosa peregrinação anual à Montanha da Penha, em Guimarães. A maior jornada eucarístico-religiosa do concelho volta a esperar milhares de fiéis, oriundos de todas as freguesias e concelhos vizinhos, representando igualmente o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do ano pela Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha. A entidade responsável pelo espaço decidiu também, este ano, reconfigurar o local de chegada da peregrinação e alterar a sua entrada no recinto sagrado.


As cerimónias religiosas terão início, pelas 08h00, com a saída do andor, fanfarras e escuteiros, da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, seguindo em direcção ao templo dos Santos Passos, onde terá lugar a tradicional concentração de fiéis e a bênção dos peregrinos. Logo depois, iniciou-se a caminhada em direcção à Rua Dr. José Sampaio, seguindo pela freguesia da Costa, rumo ao Santuário da Penha, onde a chegada está prevista para as 11h30, seguida da celebração eucarística durante a qual se procederá à bênção da cidade, ao concelho e aos peregrinos.

Como habitualmente, os responsáveis da Irmandade da Penha pedem aos visitantes e peregrinos o melhor civismo, o cumprimento das normas de trânsito indicadas, a ocupação dos parques e locais assinalados para o estacionamento e, desejavelmente, o uso do teleférico para as suas deslocações, que no domingo terá horários especiais e permanentes.

(foto: http://i.olhares.com/data/big/212/2126479.jpg)

Partilhar