MOTE - Mostra de Teatro de Vizela


À semelhança dos anos transactos, a Câmara Municipal vai apoiar a organização da MOTE – Mostra de Teatro de Vizela, que se realiza nos próximos dias 16, 17 e 18 Outubro.


Este ano, a MOTE apresenta três peças distintas: “Dançar em Singapura”, pela Companhia de Teatro Fundação Jorge Antunes; “Ceia de Cardeais”, pela Companhia de Teatro Construção; e “Os Músicos de Bremen” pela Companhia Jangada Teatro.
A iniciativa é co-organizada pela Câmara Municipal e pela VIA - Associação Vizela ImaginActiva. Todas as apresentações têm entrada gratuita.

MOTE – Mostra de Teatro de Vizela
16, 17 e 18 Outubro

Programa:

16 Outubro, sexta
Peça: “Dançar em Singapura”, pela Companhia de Teatro Fundação Jorge Antunes
Centro Paroquial de St.º Adrião, 21h30
Sinopse
A alternativa é dançar em Singapura.
Com saudades do passado e sem esperança no futuro, mulheres destroçadas decidem participar num casting para “talentos na área da dança e do canto”.
De uma forma divertida, somos confrontados com o desespero de uma sociedade que está disposta a tudo para que a vida volte a sorrir.
Mas apesar das expectativas serem altas, as peripécias e as contrapartidas não parecem estar a favor destas impressionantes personagens.
Texto – A partir do texto “Casting” de Aleksandr Gárin
Encenação, Espaço Cénico e Figurinos – Diana Sá
Elenco – Abel Marinho, Ana Sofia Costa, Catarina Ribeiro, Domingos Ferreira, Filipe Salgado, Filipe Santos, Gisela Matos, Marta Ribeiro, Natália Ribeiro, Rui Silva e Susana Ribeiro

17 Outubro, sábado
Peça: “Ceia de Cardeais”, pela Companhia de Teatro Construção
Casa do Povo de Vizela, 21h30
Sinopse
“A Ceia de Cardeais” deve ser a peça portuguesa mais editada e representada internacionalmente. E percebe-se porquê?
Porque humaniza com muita graça três cardeais que estamos habituados a ver muito acima das palpitações de amor e outras tentações plebeias.
São três cardeais que cometem quase todos os pecados, sendo a gula o principal.
Era uma vez um francês, em espanhol e um português. O espanhol é um fanfarrão, o francês um peneirento e o português… bom, o português é… O Português. O espanhol e o francês querem discutir, o português quer comer e beber. Comem e bebem. Começam em confidências, falam de paixão. Quem foi que amou mais? Quem foi? Quem foi que ganhou? Quem foi? Para ver nesta “Ceia de Cardeais”.
P.S. - Acrescentamos a esta ceia de Júlio Dantas umas “coisas” do manifesto anti-dantas de Almada Negreiros. Não foi por nada…foi só para… Vão ver.
Encenação / Dramaturgia: Gil Filipe
Luz: César Gonçalves
Interpretação: Romeu Pereira, Hélder Melo e Simão Barros

18 Outubro, domingo
Peça: “Os Músicos de Bremen” pela Companhia Jangada Teatro
Cine Parque, 16h30
Sinopse
Quatro animais; um burro, um cão, um gato e um galo. Cada um conta a sua história, a razão que os levou a deixar os donos. Iam ser abandonados, ou mortos pelos antigos amos. Os 4 têm agora um elemento em comum,
a velhice. São 4 anciãos, que não se sentem, nem querem vir a sentir-se como trapos velhos. Juntos vão encontrar o caminho da partilha, da sabedoria e do conhecimento. Unidos serão mais fortes.
Texto e Encenação: José Caldas / Interpretação: Alberto Fernandes, Luiz Oliveira, Patrícia Ferreira e Vitor Fernandes / Música: Alberto Fernandes
Cenografia: Marta Silva / Desenho e Luz e Operação: Nuno Tomás
Design Gráfico: Nuno Tomás / Secretariado: Fred Meireles

Partilhar