Haja respeito pelo Rotary Club de Vizela

Carta enviada por José Abreu, presidente do Rotary Clube de Vizela


HAJA RESPEITO


A sabedoria popular analisa a conduta de vida, pela forma elevada de padrões éticos, morais e legais. A satisfação plena destes conceitos constitui a qualidade absoluta de um ser humano ou associação, porque o maior património de uma pessoa ou instituição é o seu nome.

Criar uma conduta de vida exemplar não é tarefa simples, nem se consolida num dia. É fruto de uma evolução progressiva, sustentada em passos certos e seguros, tal e qual a construção de uma casa onde nos sentimos garantidos pela qualidade dos materiais usados. Se estes forem bons, não haverá ventos, por mais fortes que sejam, que abalem as fundações, paredes e telhados de um edifício bem construído.

O Rotary Clube de Vizela tem muitos anos de existência. Fundado em 1992, consolidou esta existência num trabalho de grupo, de lançamento de projectos, assentes num espírito solidário e de entreajuda a cada um e à comunidade; sem necessidade de propagandear os seus feitos, pois os mesmos são sobejamente conhecidos e reconhecidos por todos, já que baseia a sua intervenção concreta na melhoria e no desenvolvimento de conceitos de vida, procurando sempre o bem do próximo, sem vaidades de projecção.

Os membros rotários são escolhidos pelas suas qualidades profissionais, no maior número possível de áreas de intervenção. Assim, há a garantia de que qualquer projecto desenvolvido, ou a intervir, terá fundações fortes e sem telhados de vidro. É com a vontade de “dar de si antes de pensar em si ”, que um rotário norteia, assim, a sua conduta e concretiza o seu desempenho na sociedade. Olhando a este facto, reconhece-se que muitos dos seus membros são procurados e convidados para desenvolver e trabalhar vários projectos de interesse social, associativos e políticos. Entende-se pois como natural, que os vários partidos políticos, na actualidade, que precisam de intervenientes válidos, que dignifiquem as suas listas, procurem profissionais com provas dadas, onde cabem todas as ideologias e tendências clubistas, sem deixar que isso limite a capacidade de trabalho de todos e o seu bom desempenho na comunidade; mas, tentar designar este clube como um espaço de manipulação, só pode corresponder a uma opinião menor, maldosa até, pois pretende denegrir uma instituição que não tem por fim o poder para si, apenas colaborar com todos os parceiros sociais, para que os resultados sejam maiores em qualidade e em acções.

A educação dos membros do Rotary Clube de Vizela assenta em valores de ética, sinceridade e de honradez. Os discursos de favor passam e o Rotary Clube de Vizela há-de continuar. A vontade que conduz a acção de todos os membros é de uma dimensão elevada, pelo que o clube estará sempre de porta aberta, para quem procure dar aos outros a dimensão social que realmente merece.

O Rotary Clube de Vizela incrementa os valores da amizade, da partilha e concretiza sonhos, com base em actividades que representam trabalho válido e útil. Este é o caminho de muitos anos, porque como disse Albert Einstein: “ o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário “.


Rotary Clube de Vizela

Partilhar