Peregrinação foi uma das maiores de sempre. Mais de um quilómetro de estrada cheio de fiéis atrás da imagem do Padroeiro de Vizela. Arcipreste de Guimarães celebrou missa campal com centenas de pessoas devidamente acomodadas debaixo duma enorme tenda. Políticos vizelenses presentes. Um alto momento de fé sobre as graças de S. Bento.
O tempo ajudou com o dia a acordar soalheiro. A Confraria de S. Bento das Peras primou pelo rigor na organização dumas evocações religiosas que terão chamado ao Santuários de Vizela cerca de 30 mil pessoas. Umas pessoas para conviver, outras para agradecer graças recebidas ou pedir outras a S. Bento.
A capleinha primitiva esteve sempre repleta de fiéis que formaram uma enorme fila indiana para ali orarem. Cravos de todas as cores chegaram à capela de S. Bento. Todas as paróquias do concelho fizeram-se representar na peregrinação, bem assim como os agrupamentos de escuteiros.
A missa teve a celebração do arcipreste de Guimarães/Vizela, do P. Cândido da paróquia de Tagilde e do P. Constantino da paróquia de S. Miguel.
Na ala dos convidados, Francisco Ferreira, presidente da Câmara com mandato suspenso até à tomada de posse dos novos autarcas, para quem os sacerdotes dirigiram palavras de agradecimento pelo empenho da CMV na valorização da montanha e Santuário. Também Dinis Costa, presidente da CMV em exercício marcou presença assim como diversos presidentes de Juntas do Concelho e representantes das associações vizelenses, entre os quais António Manuel Pacheco presidente dos Bombeiros.
A festa de S. Bento prosseguiu durante o dia com o convívio das famílias.