Excelentíssimos Senhores:
Past-Governador do Distrito 1970 - Henrique Maria e esposa Alzira e, na sua pessoa, cumprimento os Clubes rotários aqui representados
Governador assistente – José Rocha e Esposa Carminho
Governador e Governador assistente cumprimento
Past-Presidente, Companheiro Xavier de Freitas
Presidente em exercício da Câmara da Municipal de Vizela e, na sua pessoa cumprimento todas as instituições de Vizela aqui presentes;
Representantes do Rotary Clube de Santo Tirso (clube padrinho)
Companheiras e companheiros dos clubes visitantes
Companheiras e companheiros do nosso clube e amigos
Comunicação social
Permitam-me que a todos vos trate por Meus Companheiros e, em especial, por meus AMIGOS!
Bem-vindos à transmissão de tarefas do presidente do Rotary de Vizela 2009 -2010. É uma honra contarmos com uma mesa tão rica e com uma extraordinária participação de companheiros e amigos.
Alguma preocupação e uma imensa alegria e vontade de trabalhar invadem os meus pensamentos.
Preocupação, porque sei das expectativas criadas aquando do início de um novo mandato na presidência de um Clube Rotário; alegria e vontade de trabalhar porque sinto que poderei contribuir para que o Movimento Rotário possa ver na nossa terra a implementaçao dos seus nobres princípios, dos seus objectivos e dos seus valores.
Assumo, assim, hoje, honrosamente, o lugar de Presidente do Rotary Clube de Vizela. Agradeço a todos os companheiros terem depositado em mim a sua confiança para conduzir o destino do nosso clube. Sem me conhecerem plenamente como rotário, não hesitaram na minha eleição, facto que reforça ainda mais o meu empenho e dedicação a todas as causas pelo clube abraçadas.
Sendo o lema do Movimento Rotário “Dar de si antes de pensar em si”, iremos com certeza continuar a deparar-nos com situações de carência, de necessidades, de fragilidades, às quais tentaremos responder com a habitual eficácia.
É nos momentos difíceis que mais se justifica a nossa solidariedade e que mostramos ser realmente “companheiros”.
Apesar do empenho, temos limitações.É indispensável contar com o trabalho dedicado de todos os companheiros que fazem parte do nosso clube e com o apoio de toda a sociedade civil, na concretização dos objectivos a que nos propomos.
Esta será, indubitavelmente, a forma de obter resultados positivos e enaltecer o nome do nosso clube, dignificando simultaneamente todo o Movimento Rotário.
No mandato que agora se inicia, conto particularmente, como companheiro presidente, com os elementos que compõem o nosso Conselho Director.
Presidente- José Abreu
Presidente Eleito - Manuel Plácido
Past-Presidente - Domingos Xavier
Director de Protocolo - Cipriano Alves
Protocolo Adjunto - Flávio Faria
Secretária - Maria do Resgate Salta
Secretário Adjunto - Vítor Monteiro
Tesoureiro - António Fernandes
Tesoureiro Adjunto - Manuel Plácido
Serviços à Comunidade - Carlos Martins
Serviços Internos - Augustinho Fernandes
Serviços Internacionais - Flávio Faria
Serviços Profissionais - António Pacheco
Relações Públicas - Vítor Monteiro
Delegado à Rotary Foundation - António Faria
Delegado à F. R. Portuguesa - João Ilídio Costa
Delegado ao Portugal Rotário - Horácio Vale
Não poderemos, no entanto, esquecer que, só com o trabalho e participação de todos a nossa força será potencializada.
Como sabemos, o nosso clube tem mantido relações privilegiadas com as diferentes instituições, a sua maioria aqui presente. Alguns dos projectos levados a cabo por este clube apenas têm sido possíveis graças ao bom relacionamento com as mesmas. A todas, o nosso obrigado.
Não podemos, também, esquecer todas as pessoas individuais que têm desempenhado um papel preponderante. Continuaremos a utilizar os dons e a experiência de cada um para o fortalecimento do colectivo.
Não é fácil enumerar todos os projectos possíveis e necessários; o trabalho de uma organização como esta não tem fim. Podemos, isso sim, prometer desde já, todo o nosso carinho e entusiasmo na dinamização de todas as iniciativas.
Tentaremos que o Plano Anual de Actividades seja o retrato do clube e represente, de forma simples mas objectiva, as suas possibilidades reais e os anseios dos seus associados. Na sua elaboração foram estabelecidas metas prioritárias, tendo em consideração alguns pontos indicados pelo Presidente John Kenny ao nosso Governador de Distrito, Manuel Cordeiro. Destaco:
Aumento do quadro social; (sentimos a necessidade de adicionar novas profissões);
Contribuições para a Fundação Rotária de Rotary Internacional;
Evolução no sentido do PLC – Plano de Liderança dos Clubes;
Continuação dos projectos com os quatro clubes parceiros (Barcelos, Taipas, Vila Verde e Vizela);
Iniciação de um projecto com o nosso clube padrinho e os seus três afilhados (Santo Tirso, Ermesinde, Trofa e Vizela);
Projectos comunitários (continuar a geminação com Henares iniciando um projecto local em favor da AIREV);
Apresentação de candidaturas para Projectos de Subsídios Equivalentes na área de apoio social e cuidados de saúde, onde nos propomos apoiar essencialmente a AIREV;
Continuação de Projectos de parceria, nomeadamente o Banco Alimentar, a Rede Social e o intercâmbio com outras Instituições;
Manutenção do Banco de cadeiras de rodas e camas articuladas, lembrando sempre o trabalho realizado neste ano e esperando poder continuar a usufruir de colaboração dos companheiros intervenientes;
Possibilidade de participação em programas distritais (IGE - Intercâmbio de Grupos de Estudos, Intercâmbio de Jovens, Programa Pólio Plus…);
Continuação da manutenção do blogue, cuja implementação e responsabilidade continuará a cargo da companheira Resgate;
A educação é, em Rotary, um factor essencial para o desenvolvimento e formação humanista. Nesta linha de actuação, constitui prática Rotária fomentar o estímulo nos jovens estudantes. No mês de Setembro e como tem sido habito, reconhecemos o mérito estudantil;
A difusão das normas de ética profissional através de conduta exemplar de cada um na sua vida profissional, pública e privada têm sido factores de distinção, que temos procurado realçar na sociedade, distinguindo, no mês de Outubro, através do reconhecimento Profissional.
Ao longo do ano rotário pretendemos organizar Palestras inspiradoras, informativas e inovadoras, abertas à comunidade, com o objectivo de divulgar conhecimento e riqueza cultural. Iniciam-se já no dia 17 do mês em curso com a palestra: “SÃO BENTO DAS PERAS – Doenças do ser Humano e Mensagem para a Paz no Mundo” cujo orador será o conceituado beneditino DR. GERALDO COELHO DIAS.
Outros temas estão já em agenda: Educação Sexual para Jovens e 3º Idade; Higiene, Saúde e Segurança no trabalho; Ambiente e Energias Renováveis; Nutricionismo, Medicina dentária e outros temas ligados à saúde.
Pretendemos também realizar visitas ao exterior, tentando, assim, juntar mais as famílias e criar maiores laços de amizade e de solidariedade ao mesmo tempo que contactamos com a realidade. Todos sabemos que aprendemos melhor, vendo….
Continuação do projecto – Alfabetização de Adultos – a cujos responsáveis agradecemos desde já: (Maria do Resgate, Cipriano Alves, Manuel Pereira e ao presidente do clube, não esquecendo nunca os alunos, os professores e os restantes companheiros). Que a turma de alfabetização continue a contribuir para que aqueles que não puderam aprender em tempo oportuno o possam agora fazer com alegria e satisfação.
Apoio à Universidade Sénior de Rotary, agradecendo, desde já o empenho de quantos nela colaboram: (João Ilídio Costa, Manuel Pereira, António Faria, actual reitor e o presidente do clube, não esquecendo nunca as entidades parceiras, os alunos, os professores e os restantes companheiros).
Haverá novidades, quer no que toca às iniciativas de alfabetização, quer relativamente à Universidade Sénior: novas ofertas formativas a pedido dos alunos (está aqui presente a futura professora de teatro), criação de um regulamento interno, ligação ao Centro Novas Oportunidades de Vizela (reconhecer e validar as competências adquiridas ao longa da vida), implementação do cartão do aluno e professor; criação do delegado de turma; continuação de visitas de estudo e de convívios de final de ano lectivo e outras …
Salientarmos, uma vez mais, que a concretização de todos os projectos foi obra de todos os companheiros rotários. O Rotary Clube de Vizela continuará atento às necessidades da comunidade para poder contribuir com maior eficácia em acções de solidariedade individuais e colectivas, tendo em conta as linhas orientadoras do projecto.
Em jeito de conclusão, gostaria de vos deixar com o pensamento do nosso Governador Manuel Cordeiro:
“Conto com todos Vós. Juntos vamos contribuir para que os nossos clubes sejam mais fortes e actuantes, pois assim o nosso Distrito também o será e, em consequência, estaremos a contribuir para um movimento rotário ainda mais eficaz.
Termino com uma palavra de incentivo e de esperança: Vamos ser todos muito positivos. Os resultados hão-de aparecer”.
Unámo-nos em volta das causas nobres que o movimento Rotário persegue, estimulando e fomentando o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, com vista à "construção" de um mundo mais solidário e fraterno. RELAXE E DEIXE BROTAR EM SEU CORAÇÃO A SEMENTE DO AMOR.
Caros companheiros, conto convosco para tornar realidade estes projectos.
Permitam-me que sonhe e que este plano de intenções se concretize.
Sigamos o lema deste ano rotário - “Se o Rotary irá prosperar ou estagnar, se a nossa prestação de serviços irá significar muito para bastante gente ou pouco para uma minoria, se o Rotary será visto com admiração e respeito ou apenas como algo que foi bom no passado, tudo isso depende de vocês. Companheiras e companheiros - O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos.“
Caros companheiros, nós sabemos que em Rotary não se agradece, mas como estou entre AMIGOS, atrevo-me a desejar-vos uma continuação de boa noite e muito, muito obrigado pela vossa presença e não se esqueçam do lema: O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos.