Enquanto Vizela, as suas gentes e as suas instituições têm vindo a ser alvo de ataques à sua honra, à sua dignidade e a uma verdadeira falta de respeito pela sua história, vemos os políticos "vizelenses" mais preocupados com campanha eleitoral e "politiquice" do que em baterem-se pelos direitos e anseios do povo que neles votou...é caso para dizer VOLTA "PESADA" PRECISAMOS MAIS UMA VEZ DE TI! - PEDRO MIGUEL FREITAS
Exmo. Sr. Director do Jornal DigitaldeVizela.com,
Permita-me agradecer desde já, como cidadão vizelense, todo o trabalho que tem desenvolvido em prol da comunidade vizelense através do jornal de que V. Exa. é director.
Relativamente ao motivo que me leva a escrever estas linhas, e ao contrário daquilo que possa ser sugestionado pelo título, não vou abordar a problemática da criminalidade violenta, nomeadamente dos assaltos que frequentemente os estabelecimentos comerciais da nossa cidade são alvo, mas outro tipo de "criminalidade", conforme se verá adiante.
Vamos por partes...
- No decorrer da passada semana relatou a comunicação social local, regional e nacional o "esvaziamento" de algumas competências e funções que estavam atribuídas ao Centro de Saúde de Vizela (CSV), que se traduziram na transferência de meios humanos (falou-se em 7 funcionários) e materiais (equipamento relativo aos Serviços Administrativos) para Guimarães (é impressão minha ou já assistimos a situações semelhantes não vai há muito tempo?!).
É inacreditável que passados cerca de 2 anos após a abertura do CSV - uma conquista da população vizelense - se assista ao início de uma campanha que visa fechar as portas de um equipamento de saúde essencial à qualidade de vida da população do Vale do Vizela!
A este propósito, segundo julgo saber, há ainda alguns milhares de vizelenses (e moreirenses também) que permanecem sem médico de família e seria, julgo eu, bem mais prioritário que o senhor director executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde de Guimarães providenciasse no sentido da criação de uma 3.ª Unidade de Saúde Familiar no CSV ao invés de desenvolver esforços em esvaziá-lo de funções, competências e serviços, que inevitavelmente conduzirão ao seu fecho.
Hoje transferem-se administrativos e equipamento de escritório, amanhã transferem-se médicos, enfermeiros e equipamento médico, depois de amanhã transfere-se o edifício físico. Sempre com o mesmo destino...
Mudando de tema...
- No passado fim-de-semana disputou-se a 1.ª mão das meias-finais do play-off da Liga de Futsal, onde a "nossa" Fundação discute o acesso à final com o Belenenses.
Mais uma vez, e à semelhança do que vem acontecendo há alguns anos a esta parte, assistimos à "telenovela" do costume...os briosos atletas da Fundação, equipa técnica e direcção muito dificilmente conseguirão atingir a desejada final face ao comportamento parcial que as equipas de arbitragem apresentam nesta fase da competição.
Há 2 anos, com o Sporting, foi a vergonha que todos assistiram. Este ano, com o Belenenses, advinha-se a mesma pouca vergonha...
Resta-me apelar a todos os vizelenses, sócios e simpatizantes da Fundação, para que neste fim-de-semana façam do Pavilhão Municipal de Vizela um "inferno", no apoio à nossa equipa, assim no domingo possamos todos festejar a passagem à final do campeonato, pela 1.ª vez na história do clube.
Finalmente, e o motivo que me levou a escrever este e-mail...
- Na passada 3.ª feira foi anunciada a descida administrativa do Futebol Clube de Vizela (FCV). Recuso-me a discutir os fundamentos que levaram à tomada daquela decisão (encomendada?), tão injustificáveis, incompreensíveis, arbitrários e até imbecis se revelaram. Só quem não assistiu aos jogos da temporada 2002/03 é que poderia ter dúvidas que aquele campeonato tinha o Gondomar como vencedor antecipado. Só por estupidez se poderia sequer pensar que o nosso FCV teria alguma hipótese em conseguir a subida de divisão. Mas isso já não interessa. Importa agora responder a quem cobardemente pretendeu "ferir de morte" o nosso honesto, cumpridor e honrado clube. Importa repor a verdade. Importa evitar que quem pretendeu achincalhar e manchar a honra de um clube com 70 anos de história saia vencedor desta guerra que a nós vizelenses nos declarou. Importa mostrar quem somos e do que somos capazes quando nos injustiçam.
Como sócio do FCV sinto-me na obrigação de comparecer na Assembleia Geral do nosso clube marcada para 6.ª feira. Assim o farei e lá estarei (pela 1.ª vez em mais de 20 anos de associado). Desconheço se o espaço do salão da Casa do Povo será suficiente para albergar o número de sócios que estarão presentes na Assembleia Geral. Não me parece. Nesta altura tenho apenas uma certeza, não contem comigo para entregar as chaves do clube a quem nos vilipendiou e insultou com aquela decisão (encomendada?). O FCV é nosso e há-de ser. Sempre. Honesto, Digno e Honrado. Na 1.ª, na 2.ª, na 3.ª, ou nos Distritais.
VIZELA MERECE RESPEITO!
(p.s.: Enquanto Vizela, as suas gentes e as suas instituições têm vindo a ser alvo de ataques à sua honra, à sua dignidade e a uma verdadeira falta de respeito pela sua história, vemos os políticos "vizelenses" mais preocupados com campanha eleitoral e "politiquice" do que em baterem-se pelos direitos e anseios do povo que neles votou...é caso para dizer VOLTA "PESADA" PRECISAMOS MAIS UMA VEZ DE TI!)
Sr. Director, deixo ao V/critério a pertinência de publicar este e-mail no digitaldevizela.com; Serei sempre um leitor assíduo deste órgão de informação.
Os meus Cumprimentos,
Pedro Miguel Almeida