"Café 15" reabre esta quinta-feira

É um dos mais emblemáticos cafés de Vizela e dos poucos que resistiram na rua principal da cidade. Depois duma remodelação, reabre com nova gerência.


O "Café 15" foi aberto em 1968 por Artur da Silva Ferreira (pai do dr. Francisco Ferreira), sendo hoje, 40 anos depois, um dos cafés mais emblemáticos da rua principal onde já exitiram outros importantes para salutares convívios como o Snak-Bar-Alcatifa (onde funcionou depois a Caixa Geral de Depósitos, hoje esse enorme espaço está vendido a um comerciante chinês que ali vai colocar um negócio), o Veleiro (onde está hoje uma loja de artigos chinenses), o Café Casino (em profundas obras de reconversão depois de mais duma década encerrado), o Brasileiro (hoje Midouro), a Pasteleira (hoje Banco Popular). O desaparecimento destes cafés foi causa de estagnação da rua principal.

A par do Café Universal (Adriano), o Café 15 é dos mais antigos da cidade e sobretudo duma rua que reclama uma intervenção ao nível do trânsito afim da baixa vizelense não morrer por falta de frequentadores.
O nome de "15" advém do facto de em determinada altura este estabelecimento não alinhar no aumento do preço especulativo do café em 5 tostões como desejavam os restantes estabelecimentos. Os restantes Cafés aumentaram o preço da bica para 2$00 (dois escudos), mas houve alguém que resistiu e manteve o preço em 1$50 (15 tostões).
Ficou a ser conhecido como o Café 15.
O Café 15 vai reabrir e trazer mais movimento à rua Dr. Abílio Torres. Boa sorte!

Partilhar